Volkswagen Tiguan 2016 cresce e aparece
SUV ficou maior, mais leve e mais tecnológico
Grande estrela da Volkswagen no Salão de Frankfurt, que abre suas portas amanhã (15), o novo Tiguan foi revelado oficialmente. Mais do que apenas visual, a evolução do modelo pode ser vista na mecânica, que ficou mais robusta, além de ganhar novos motores e equipamentos de segurança e tecnologia.A aparência do novo Tiguan mostra que os incontáveis utilitários conceituais apresentados pela marca surtiram efeito, em especial a dupla CrossBlue Coupé, de 2013, e CrossCoupé GTE, de 2015. A dianteira faz uma releitura do atual conjunto horizontal formado pela grade superior e pelos faróis, full-LED nas configurações mais caras. Atrás, o SUV está mais reto do que nunca, efeito reforçado pelas novas lanternas.
Não é só visualmente, porém, que o modelo cresceu. Suas dimensões também ficaram maiores: são 6 centímetros a mais no comprimento, 3 na largura e 7,7 no entre eixos. Com isso, os ocupantes ganharam mais espaço para pernas e bagagem, uma vez que o porta-malas foi para 615 litros. Apesar disso, o Tiguan ficou pouco mais de 50kg mais leve e agora tem capacidade de rebocar até 2.500kg.
O interior, apesar de novo, é de um típico Volkswagen, com linhas sóbrias (e sólidas). No geral, o desenho se aproxima do atual Golf. A lista de equipamentos é vasta logo de série, com exceção da tela monocromática de 5 polegadas (touch) na configuração de entrada Trendline. Há ainda detectores de pedestres à frente com frenagem automática de emergência, além de assistente de mudança de faixa.
As configurações intermediárias terão sistema multimídia com tela sensível ao toque de cinco polegadas colorida, que cresce para oito polegadas nas versões topo de linha, que adotam ainda os sistemas Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link, bem como navegação GPS.
Serão oito os motores disponíveis para o Tiguan, quatro TSI a gasolina e quatro TDI a diesel. Os propulsores a gasolina terão 125, 150, 180 ou 220cv de potência, enquanto os abastecidos a diesel oferecerão 115, 150, 190 ou 240cv. A tração será dianteira, tendo a opção integral 4Motion apenas para versões topo de linha – que, com isso, ficarão 1,1 centímetros mais altas em relação ao solo.