Primeira picape do Latin NCAP, nova Toyota Hilux recebe cinco estrelas
Hyundai Grand i10 recebeu nota zero nos testes de colisão
Em nova rodada de testes de colisão, o Latin NCAP avaliou a segurança de apenas dois carros: o Hyundai Grand i10, fabricado na Índia e vendido no Chile, que zerou o teste, e a nova geração da Toyota Hilux. Mas esta ainda é uma unidade fabricada na Tailândia, já vendida em alguns países da América Latina. E recebeu cinco estrelas!A Hilux se tornou a primeira picape avaliada em testes do órgão. A versão tinha três airbags (dois dianteiros e um para o joelho do motorista), freios ABS em quatro canais e lembrete de cinto de segurança para ambos os ocupantes da frente e, segundo o órgão, protege adequadamente os passageiros na colisão frontal e tem boa proteção para o impacto lateral.
O resultado são as cinco estrelas para proteção de adultos e quatro para crianças. Mas o Latin NCAP se comprometeu a testar a picape novamente quando começar a ser produzida na Argentina, o que acontecerá ainda em 2015.
Essa preocupação com a segurança com o mesmo carro fabricado em vários lugares é válida. Com zero estrelas para adultos e duas para crianças, o Hyundai Grand i10 deixou nítida que a semelhança entre o carro indiano e o i10 fabricado na Índia está apenas no design.
"É decepcionante que ainda encontremos um dos primeiros fabricantes mundiais oferecendo modelos que parecem iguais em várias regiões, mas têm uma estrutura e desempenho, a respeito da segurança, totalmente diferentes", disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP