Este é o novo Honda Civic 2016
Design inovador e motorização turbo estão entre as novidades


Agora o sedã tem todo um jeitão de cupê de quatro portas e, não bastasse o design completamente diferente, a parte técnica também tem mudanças relevantes, como a adoção de motor turbo e câmbio CVT. Repare no teto. O caimento está mais acentuado e praticamente se integra ao porta-malas. A traseira alta acolhe bem os prolongamentos das lanternas, que passam a ter formato de bumerangue. A capacidade do porta-malas aumentou 73 litros assim.
Na frente, a grade cresceu e agora integra os faróis por meio de uma barra cromada. O capô está mais alto e curvado, o que dá ao Honda ares de BMW Série 3. A ligação entre ele e o para-brisa ficou mais definida também.


E sob o capô curvado há grandes mudanças. O motor 1.8 i-VTEC sai de cena nas versões básicas, substituído pelo 2.0 i-VTEC flex de 155cv e 19,5kgfm. Nas versões mais refinadas, o novo 1.5 de quatro cilindros com turbo e injeção direta flex que pode render mais do que os 204cv e 26,5kgfm dá o tom. Fica no mesmo patamar do Volkswagen Jetta TSI e coloca em xeque o Civic Si, com 206 cv e 23,4kgfm.

Algo que é inevitável é a aposentadoria do câmbio automático de cinco marchas. Entra em seu lugar o câmbio CVT que simula sete marchas, o mesmo do HR-V, com sexta e sétima marcha funcionando como overdrive, para reduzir os giros em velocidade de cruzeiro.

E quando chega ao Brasil? Em breve, em abril de 2016 segundo estimativas. O carro já foi flagrado em testes no Brasil e depende da adaptação do motor 1.5 turbo para o álcool.