Híbridos e elétricos terão desconto de 50% do IPVA em São Paulo
Devolução de metade imposto pago este ano precisa ser requerida
Quem mora em São Paulo (SP) tem mais um incentivo para comprar um carro híbrido ou um elétrico. O prefeito, Fernando Haddad (PT), assinou decreto que desconta em 50% o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em outras palavras, a prefeitura abre mão da sua metade do imposto. A outra metade é do Estado.Neste ano, a devolução da metade do IPVA deverá ser requerida pelo proprietário. A partir de 2016 haverá um sistema informatizado que já estabelecerá a bonificação. As alíquotas para os automóveis paulistanos variam de 1,5% a 4%, a depender de sua categoria. O percentual preciso para híbridos e elétricos, porém, não foi confirmado.
Hoje no Brasil há cerca de 3 mil veículos elétricos, entre carros e ônibus. Entre os carros, a maioria é de veículos experimentais e importados pelos próprios fabricantes, como os Nissan Leaf que rodam como táxi em algumas cidades. O único comercial é o BMW i3, lançado em setembro e que teve 43 unidades vendidas até então. Custa R$ 225.950.
A oferta de híbridos, porém, é maior. Há o Ford Fusion Hybrid, o Lexus CT 200h, o BMW i8, o Mitsubishi Outlander PHEV e o Toyota Prius, que também é o mais barato deles: R$ 106.900.