Primeiras impressões: Volkswagen Move Up! TSI mostra o lado divertido da razão
Por R$ 43.490, tem excelente consumo e performance respeitável
A palavra "turbo" automaticamente remete a esportividade. Mas em tempos de "downsizing", nem sempre a utilização de turbinas nos motores têm como objetivo principal um desempenho mais apimentado dos carros. A ideia é a tal da eficiência energética: obter as maiores prestações do carro com menor consumo. E foi esse ideal que norteou a Volkswagen na criação do Up! TSI. Mas é claro que os engenheiros da marca não perderiam a oportunidade de jogar um pouco de pimenta na performance do compacto.O motor TSI pode ser equipado a partir do Move Up! e custa R$ 43.490 com essa configuração. É claro que existem outras versões, incluindo a topo de linha Speed Up!, como nós já mostramos aqui, mas decidimos avaliar o turbinadinho de entrada. A explicação é simples: é o caminho mais barato para quem quer ter um carro com motor turbo que combine economia e diversão.
O espírito "novidadeiro" que acompanha o Move Up! TSI fica lá no capô mesmo, com o 1.0 com turbo e injeção direta. A cabine não mostra nada novo e a maior parte do acabamento é feita em plástico rígido. Embora não aparente má qualidade, o modelo merecia um tratamento mais condizente com o "coração" que carrega lá na frente. Por fora, no entanto, é fácil identificar que se trata do up! mais "boladinho". A tampa do porta-malas é pintada de preto e exibe o símbolo TSI.
Feitas as apresentações, é hora de sair para o teste. Temos quase 400km pela frente, mas a ansiedade é tanta que logo na saída decidimos experimentar o tal torque entregue antes das 1.500rpm anunciados pela Volkswagen. Sim, ele está lá, e se fosse uma pessoa, seria daquelas mais prestativas. Nem precisa pisar tanto para ele aparecer com toda disposição para empurrar o carrinho.
Porém, o momento era de avaliar outro aspecto: o consumo. Ainda em perímetro urbano, com o ar-condicionado ligado e levando duas pessoas, o número de quilômetros por litro dispara. Salta dos 3km/l que registrava com o veículo parado para 13km/l em menos de dez minutos. Estamos com gasolina no tanque e já bem próximos dos 13,8km/l prometidos pela Volkswagen. E não é que a coisa melhora? Antes de pegar a estrada o marcador já mostra que estamos rodando 16,5km/l, número que supera 16,1km/l estimados pelos conservadores alemães para a estrada.
Não é preciso dizer que o número melhorou exponencialmente na estrada. Mas a essa altura, já satisfeitos com o consumo que ultrapassou com folga a marca dos 20km/l, podemos até esquecer um pouquinho a razão e experimentar os novos patamares de potência e torque do Up! TSI. Sem esforço algum, o carro ultrapassa os limites de velocidade. Trafegamos com uma velocidade impublicável e o giro do motor permanece baixo.
Uma das qualidades do Up! MPI (o tricilíndrico "convencional") é a capacidade de retomadas. Com o Up! TSI essa agilidade foi multiplicada. Não há buracos entre as marchas e o torque que aparece com tanto vigor lá no início, está sempre pronto mesmo entre a terceira e a quarta, ou dela para a quinta.
O Up! TSI cumpre com maestria sua principal proposta, que é ser econômico. E embora os números não impressionem no papel, é divertido de guiar. Essa combinação cria situações inimagináveis, como, por exemplo, parafrasear uma banda de rock adolescente. Mas, fazer o quê, se entre razões (baixo consumo) e emoções (a diversão ao dirigir), o Up" TSI vale à pena?
É, certamente, a forma mais barata de chegar aos 100km/h em menos de 10 segundos. Na verdade, cumpre isso em 9,1s. A máxima é de 184km/h. Isso em um carro que custa menos de R$ 45 mil e tem ar-condicionado, direção elétrica com coluna ajustável, chave “canivete”, retrovisores com regulagem elétrica e repetidores de seta, maçanetas na cor do veículo e rádio com Bluetooth. Nada mal...