Por R$ 43.490, Volkswagen Up! TSI surpreende pelo consumo
Com visual esportivo, Speed Up! Custa R$ 49.990
Em 1989 o Gol GTI foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. O Up! TSI não traz nada tão inovador ao Brasil e nem é tão esportivo para os patamares de potência atuais, mas leva para o segmento dos compactos o que há de mais moderno em tecnologia de motores, como turbo e injeção direta. Isso com preços que começam em R$ 43.490 na versão Move.O motor em questão é o 1.0 3 cilindros TSI, que ao mesmo tempo que pertence à mesma família do 1.0 3 cilindros MPI (aspirado), tem a grande maioria dos componentes completamente diferentes (entenda mais aqui). É o suficiente para ser considerado um motor diferente. O resultado são 105cv (5000rpm) e 16,8kgfm de torque (1500rpm) com etanol, enquanto o aspirado tem 82cv e 10,4kgfm.
Quem pondera que o Up! TSI pesa 951kg na versão Move (pode chega a 1000kg exatos), já imagina estar conhecendo um pequeno foguete. Só que o câmbio foi alongado em 26% em relação ao aspirado e o resultado é a aceleração de 0 a 100km/h em 9,1 segundos. Não é ruim, mas é um número conservador. A máxima é de 184km/h.
Na verdade, se vê de cara que a proposta é ter uma boa faixa de torque disponível, mas sem grande preocupação com a potência (que praticamente se iguala ao 1.6 8v, enquanto o torque é o mesmo do 1.6 16v). Levar os giros além dos 5000rpm é perda de tempo, não há mais nada depois dali. O câmbio é o bom manual de cinco marchas, então não há problemas em avançar para a próxima posição da alavanca.
A compensação vem no consumo exemplar. Nos números do Inmetro, cravou 9,6km/l na cidade e 11,1km/l na estrada com álcool e 13,6km/l na cidade e 16,1km/l na estrada com gasolina. É de fazer qualquer 'ecochato' aplaudir de pé e reconsiderar a compra de um Toyota Prius. Na linha 2016, só a versão de entrada Take Up! ficou com opção de carroceria duas portas. O Up! TSI está disponível apenas com quatro portas, nas versões Move, High e Cross, que se mantém com opção do motor aspirado. Já as versões Black, Red e White passam a ser vendidas apenas com o motor turbinado.
O que difere os Up! TSI dos demais são o para-choque dianteiro 4cm mais comprido (por causa do intercooler) e a tampa do porta-malas pintada de preto, imitando o efeito que se tem na Europa, onde a tampa é de vidro. Mas o pacote de equipamentos de nenhuma versão muda. Todos têm ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável, sistema de som com USB e Bluetooth, vidros dianteiros, espelhos e travas elétricos e pneus de baixo atrito. Para garantir segurança. discos de freio e embreagem maiores e amortecedores mais rígidos foram escalados, assim como o sistema de freios M-ABS, com controle de tração.
Já este belo Up! todo incrementado das fotos é o Speed Up!, série especial sem produção limitada e que tem exclusividade sobre o visual esportivo - ainda que seja tão ágil quanto o Move Up! TSI com rodas de aço 14" e calotas. A diferença está no design: é sempre branco com teto preto, área central do para-choque pintada de preto e com aros cromados nos faróis de neblina, spoilers nas laterais, rodas aro 15" diamantadas e retrovisores e faixas na cor azul (em alusão à eficiência). Atrás o para-choque é exclusivo e tem a parte inferior pintada de preto. Aliás, por dentro tudo é preto, inclusive o couro sintético dos bancos.
Versões e preços
Move Up! TSI – R$ 43.490Tem de ar-condicionado e direção elétrica com coluna ajustável, chave “canivete” e rodas de 14 polegadas com calotas, além de espelhos retrovisores com regulagem elétrica e repetidores de seta, maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida.
High Up! TSI – R$ 48.040
Se difere por ter rodas de liga leve aro 15 polegada, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético e volante com apliques em preto brilhante e série sensor de estacionamento traseiro.
Black Up!, Red Up! e White Up! TSI – R$ 48.040
As versões mais equipadas do Up! passam a ser vendidas apenas com motor TSI e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina prateado, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas exclusivas.Na cabine, há revestimento de couro sintético para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante. Os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético e costura diferenciada.
Cross Up! TSI – R$ 47.030
Tem exatamente os mesmos equipamentos do High Up!, mas tem suas próprias rodas e elementos exclusivos como as molduras nas caixas de roda e detalhes prateados. Mas os bancos têm revestimento próprio.
Speed Up! – R$ 49.990
A lista de itens de série do speed up! é baseada nos Black, White e Red. Mas tem suas próprias rodas diamantadas, bancos, alavancas de câmbio, freio de estacionamento e o volante revestidos de couro sintético.
Você confere as primeiras impressões com o Volkswagen Up! TSI em breve!