Ford Focus Fastback chega às lojas com preços entre R$ 77.900 e R$ 96.900
O sedã adotou um novo posicionamento no mercado
A Ford apresentou a linha 2016 do Focus sedã, que agora parte de R$ 77.900. Mais do que seu visual renovado e a introdução de itens tecnológicos, o modelo tem como principal chamariz sua nova estratégia de mercado. Agora o modelo passa a ser chamado de Focus Fastback, não mais Focus Sedan, uma postura que, segundo a marca, o diferenciará dos concorrentes pelo posicionamento mais esportivo.Visualmente, o novo Focus Fastback ficou realmente mais esportivo. A dianteira adotou a já famosa grade à la Aston Martin e faróis de formato mais limpo. Na traseira as mudanças são menores, mas fazem diferença. As lanternas ganharam novo arranjo interno e o rebaixo da placa de licença tem traços revisados.
Agora com a proposta de ser ainda mais equipado de série, o sedã perdeu a versão de entrada S, elegendo a SE como a opção mais barata da gama Focus Fastback. Sendo assim, por R$ 77.900, a configuração SE oferece itens de fábrica como ar-condicionado, direção elétrica, assistente de emergência, faróis de neblina, sistema multimídia Sync com tela de 4,2 polegadas, controle de torque em curvas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em ladeiras, aviso de pressão baixa nos pneus, rodas de 17 polegadas, entre outros.
Em seguida, por R$ 79.900, a versão SE Plus adiciona ar-condicionado digital, bancos em couro, faróis automáticos, piloto automático com limitador de velocidade, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de estabilidade preventivo, aletas atrás do volante para troca de marchas, airbags laterais e rodas de 17 polegadas com desenho diferenciado.
A topo de linha Titanium também tem dois níveis. O primeiro (por R$ 87.900), que a Ford acredita representar 70% do mix de vendas, acrescenta aos equipamentos já existentes na versão SE Plus, sistema multimídia com navegador Sync e tela de oito polegadas sensível ao toque, esquema de áudio Sony com nove alto-falantes, chave presencial, partida do motor por botão, airbags de cortina e rodas de 17 polegadas com desenho exclusivo. Por fim, a mais cara Titanium Plus, vendida a R$ 96.900, eleva o pacote com teto solar, banco do motorista com regulagem elétrica, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensores de estacionamento dianteiros, assistente de estacionamento, faróis bi-xênon e sistema de frenagem automática.
O conjunto mecânico é o mesmo para todas as versões do Focus Fastback, com motor 2.0 Direct Flex de injeção direta que entrega até 178cv de potência e 22,5kgfm de torque quando abastecido com etanol. A transmissão é sequencial de dupla embreagem com seis velocidades.
A nova estratégia de vendas da Ford em relação ao modelo atinge também os planos de revisões e garantia, de três anos com assistência Ford sem quilometragem. As primeiras 2.000 unidades vendidas não pagarão pelos serviços de revisão (peças e mão-de-obra) durante 36 meses ou 30.000km. Outros 500 exemplares (divididos entre hatch e sedã) serão oferecidos com 15% de desconto aos proprietários de Focus 2014/2015.