Revelado, novo Audi A4 chega maior e mais sofisticado
Apesar da evolução, o modelo ficou 120kg mais leve
Promessa é dívida. Após inúmeros flagras e um teaser divulgado na última semana, a Audi revelou por completo o novo A4 nesta segunda-feira (29), como havia prometido. Apresentado nas versões sedã e perua, o modelo chegará às lojas europeias ainda em 2015. No Brasil, podemos esperá-lo para o início de 2016.É verdade que o visual do A4 evoluiu, mas uma de suas principais características permaneceu: a sobriedade. Porém a marca tem seus motivos, como deixar para o caçula A3 Sedan a aura de esportividade entre seus modelos mais baratos.
A dianteira do novo A4 ganhou traços mais angulosos e retilíneos como nos faróis, integralmente iluminados por LEDs e com uma nova assinatura visual, na grade hexagonal com barras horizontais e até nos nichos dos faróis de neblina. Atrás, as mesmas mudanças se aplicam, tanto para o sedã quanto para a perua. As lanternas recheadas de LEDs (também com uma nova assinatura) chegam a lembrar as do luxuoso A8, porém com um leve toque esportivo, este também visto no para-choque.
Há quem diga que a nova geração mais parece uma reestilização baseada no modelo atual. Mas não é. Prova disso é que o A4 cresceu. Agora são 4,73 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 2,82 metros de entre-eixos, representando o aumento de 2,5, 1,6 e 1,2 centímetros respectivamente. O A4 Avant demonstra isto também no porta-malas, que ganhou 15 litros, totalizando 505. Rebatendo o banco traseiro, o espaço para bagagem chega a 1.510 litros. Enquanto ambas as configurações têm 2,3 centímetros a mais para as pernas dos ocupantes traseiros. Apesar disso, o uso de uma nova plataforma possibilitou a perda de 120kg em relação ao modelo atual.
Assim como no exterior, o interior do A4 ficou mais sofisticado, a começar pela qualidade dos materiais empregados como couro e aço escovado. O desenho dos elementos do painel também mostra o amadurecimento do modelo, assim como a tecnologia embarcada. Além dos triviais ar-condicionado digital de duas zonas, freios de estacionamento elétrico e volante multifuncional, o modelo traz uma nova central multimídia (representada por uma tela de 8,3 polegadas instalada no topo do painel, como nos Mercedes) com conectividade 4G e wifi e comandos por voz. O motorista poderá escolher, porém, entre os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Entre os opcionais estão o sistema de som de alta qualidade da grife Bang & Olufsen e o quadro de instrumentos totalmente digital e personalizável representado por uma tela de 12,3 polegadas, assim como nos novos TT e Q7.
A gama de motores do novo A4 é vasta. O modelo começará com um motor 1.4 TFSI a gasolina de 148cv de potência e 25,5kgfm de torque, seguido de um 2.0 TFSI também a gasolina com duas opções de saída, 188cv e 32,6kgfm, ou 248cv e 37,8kgfm. Em seguida, há também duas motorizações a diesel. O 2.0 TDI entrega 148cv e 32,6kgfm ou 188cv e 40,8kgfm. O 3.0 TDI, por sua vez, tem as opções de 215cv e 40,8kgfm ou 268cv de potência e 61,2kgfm de torque.
O modelo terá ainda uma versão g-tron, abastecida a gás comprimido e gasolina que, através de um propulsor 2.0 TFSI, entrega 168cv de potência e 27,5kgfm de torque. A versão dotada de um compartimento com capacidade para 19kg de gás a uma pressão de 200bar, promete autonomia de até 500km apenas com o gás comprimido e, posteriormente, mais 450km com gasolina.
Todos os motores são oferecidos de série com uma transmissão manual de seis velocidades (esta 16kg mais leve que a anterior), enquanto opcionalmente haverá uma automática S Tronic de sete velocidades. A exceção vai para o motor 3.0 TDI, este dotado de um câmbio de oito marchas.