Produção do Chevrolet Celta teria encerrado em maio, dizem fornecedores
Últimas unidades em estoque são oferecidas com desconto
A Chevrolet não confirma, mas fornecedores e funcionários da fábrica da fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, ouvidos pelo site Automotive Business garantem que a produção do Celta foi encerrada há mais de 20 dias. A data bate com o publicado no início de maio, quando afirmamos que o compacto já não estaria mais em produção em junho.
Lançado em agosto de 2000, o Celta foi precedido de grande expectativa. Mas o tal projeto "Arara Azul" não era mais do que uma versão simplificada e barateada do Corsa lançado em 1994. A plataforma era a mesma, o motor também e até o tamanho da carroceria era semelhante. Foi ele o responsável pelo início das operações em Gravataí, que agora fica encarregada de Onix e Prisma.
Há bons descontos nas lojas, mas na tabela os últimos Chevrolet Celta custam R$ 34.990. Faz mais de um ano que o compacto de entrada da marca é vendido completo: sai sempre na versão LS com carroceria 4 portas e tem freios ABS e air bags duplos, travas elétricas, rodas de aço de 13 polegadas, ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos. O motor é o 1.0 8V VHCE de até 78cv.
O substituto, a princípio, será derivado do novo Chevrolet Spark, mostrado no início de abril no Salão de Nova York. A plataforma é a Gamma II (GSV), a mesma de Onix, Cobalt e Sonic, e é conhecido no Brasil como “Projeto Âmbar”. Apesar dos modelos que utilizam a plataforma GSV serem fabricados em Gravataí (RS) e em São Caetano do Sul (SP), o novo compacto será fabricado em São José dos Campos (SP), que tem capacidade ociosa.
O interesse da Chevrolet era posicionar este novo projeto abaixo dos R$ 30 mil, mas hoje o Celta é vendido em versão única – completo - por R$ 34 mil. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2016.