Peugeot 308 GTI é, enfim, revelado oficialmente
Com 270cv, o hot hatch vai de 0 a 100km/h em 6 segundos
Agora é oficial. Após o vazamento dos primeiros detalhes e imagens, o Peugeot 308 GTI foi oficialmente revelado. Vendido em duas versões, o hot hatch partirá, no Reino Unido, de 26.555 libras (R$ 129 mil) com 250cv e 28.155 libras (R$ 136 mil) com 270cv. As chances de o modelo vir ao Brasil são praticamente nulas.Versão de produção do conceito R de 2013, o 308 GTI tem visual semelhante ao visto na configuração GT, que fica imediatamente abaixo. Os diferenciais podem ser vistos nas grades dianteiras, com trama exclusiva, nas saídas de escape redondas e nas rodas com novos desenhos, que podem ter 18 ou 19 polegadas - esta última disponível para a versão mais cara. A pintura opcional da carroceria em duas cores é uma herança do conceito.
O interior é discreto sem deixar de ser esportivo. O revestimento em preto do painel e dos bancos, que são em couro e Alcântara na versão de 270cv, contrastam com insertos em alumínio e com as costuras e detalhes em vermelho espalhados por toda a cabine. A assinatura da divisão Peugeot Sport está presente nos bancos e nas soleiras das portas, enquanto a sigla GTI em vermelho é exposta, além de também nas soleiras, nas laterais e na traseira do hatch.
As especificações técnicas do 308 GTI vão além do visual. Pesando 1.205kg, o modelo ficou 11mm mais baixo e recebeu atualizações na direção e no chassi, além dos freios de 380mm na dianteira e 268mm na traseira. A Peugeot destaca a possibilidade de desativação total dos sistemas de estabilidade e tração pelos motoristas que gostam de um frio extra na barriga.
Ambas as configurações são equipadas com o motor 1.6 turbo de 33,6kgfm de torque e transmissão manual de seis velocidades. Contudo, a potência pode ser de 250 ou 270cv. Enquanto a versão de 250cv vai de 0 a 100km/h em 6,2 segundos, a de 270cv faz o mesmo percurso em 6 segundos e tem ainda o diferencial Torsen de deslizamento limitado. A marca divulga o bom consumo de 16,6km/l.