Mercedes renova o Classe A e destaca a versão AMG
As mudanças visuais são quase imperceptíveis
Com apenas três anos de mercado (dois no Brasil), o Mercedes-Benz Classe A já recebe sua primeira reestilização. Porém, se você é dono de um, não se preocupe, seu vizinho não saberá que seu carro já ficou defasado. O hatch recebeu mudanças tão discretas que passarão despercebidas por muita gente. A não ser que você tenha um A 45 AMG e seu vizinho um Audi RS3 (entenda no final da reportagem).Por fora, o novo Classe A adota para-choques redesenhados, grade dianteira revisada, novas rodas e faróis e lanternas com novos arranjos internos – os faróis ganham iluminação full-LED como opcional, item de série no A 45 AMG. Entretanto, é tudo tão moderado que apenas o novo desenho interno das lanternas traseiras se destacam. A tonalidade verde da imagem que abre este texto é novidade. Por dentro, o acabamento ganha novos materiais e arremates mais caprichados, destacando-se o sistema multimídia atualizado que agora suporta as plataformas Android Auto e Apple CarPlay.
As principais novidades do hatch estão concentradas na mecânica. Já de cara, a versão de entrada A160 tem seu motor 1.6 atualizado, que entrega agora 101cv de potência e 18,3kgfm de torque. Em seguida, o A180d (com motor a diesel) BlueEFFICIENCY Edition entrega 107cv e 26,5kgfm, prometendo o ótimo consumo de 28,6km/l. O A220d também ganhou potência, indo a 174cv, enquanto as versões A250 Sport e A250 Sport 4MATIC chegam com 215cv. Por falar nas versões A250 e A250 Sport, estas ganham uma nova transmissão manual, além de um assistente de largada quando equipadas com câmbio de dupla embreagem e sete velocidades.
Enfim chegamos ao topo de linha A 45 AMG. Quando apresentada, a versão esportiva reinava absoluta como o carro mais rápido do segmento, título tomado pelo novo Audi RS3 Sportback. Agora, a Mercedes toma a coroa de volta e o A 45 AMG volta a ser o mais poderoso da categoria. O reinado se deve ao novo ajuste do motor que passa a oferecer 375cv de potência e 48,5kgfm de torque. Com isso, o modelo vai de 0 a 100km/h em 4,2 segundos, 0,4 mais rápido que o anterior. Nem por isso o consumo ficou pior: são 14,5km/l.
Para apurar ainda mais sua vocação, o hot hatch tem como opcional o pacote AMG Dynamic Plus, que adiciona um eixo dianteiro com bloqueio de diferencial mecânico e suspensão esportiva com duas opções de ajuste. A transmissão de sete velocidades foi atualizada e promete respostas mais rápidas. Rumores apontam ainda que a Mercedes lançará, em breve, uma inédita versão A 45 AMG S com cerca de 400cv de potência.