Volkswagen tem muitas novidades para a Argentina, mas poucas para o Brasil
Gol tem versão esportivada baseada na versão Rock In Rio
A Volkswagen reservou boas novidades para o Salão de Buenos Aires, mas a grande maioria já está no Brasil faz algum tempo. É o caso de Up! I-Motion e Cross Up!, Golf GTi e Variant e Saveiro Cross, que não precisam ser apresentados. O novo Polo Sedan está no evento, assim como o Gol Sportline - o nosso Rock In Rio. Mas o que importa para o Brasil é a nova geração do Passat, o Golf 1.6 e a Amarok UltimateA Amarok Ultimate se tornará a versão topo de linha da picape. Tem o motor 2.0 turbodiesel de 180cv sempre combinado com o câmbio automático de oito marchas, além dos novos faróis bi-xênon com LEDs diurnos, rodas aro 19", grade dianteira com acabamento exclusivo e adesivo na base das portas. A versão existe na Europa desde o ano passado e pode ter produção na Argentina iniciada ainda este ano, chegando ao Brasil em seguida.
O Passat não tem importação tão certa. Apesar de fazer parte da linha da Volkswagen brasileira, a nova geração do sedã grande ainda tem sua importação sob estudo. As chances são grandes, por ter tecnologia suficiente para se distanciar do Jetta Highline. Agora o Passat usa a plataforma modular MQB e pode ser equipado com tecnologias como quadro de instrumentos reproduzido em uma tela de 12,3 polegadas, câmeras externas, internet wi-fi, alerta de mudança de faixa, detector de objetos em pontos cegos e faróis inteligentes. O motor seria o 2.0 TSI de 220cv, sempre com câmbio DSG de seis marchas - e não com o manual do carro exposto no Salão.
Já a nova geração do Polo Sedan faz sua primeira aparição em público. É o modelo indiano, que na Argentina terá a missão de substituir o velho Bora usando um motor 1.6 de 105cv e 15,6kgfm de torque com opção de câmbio automático tiptronic de seis marchas. O interior mistura preto e bege, mesmo que os bancos sejam de tecido, e por fora há apliques cromados na grade, nos para-choques e na tampa do porta-malas, apesar do conjunto ser bastante sóbrio.
Pelo nome, o Gol Sportline pode até chamar atenção. Não tanto dos brasileiros, que já tem esta mesma versão nas concessionárias sob a alcunha Rock In Rio. Usa o motor 1.6 8v de 104cv e se difere pelas rodas aro 15" (as mesmas do Gol Rallye), aplique preto no para-choque traseiro, aerofólio e apliques vermelhos no painel e nas costuras dos bancos e volante. Tem rádio com comandos no volante mas fica devendo vidros elétricos na Argentina.
Fotos | Henrique Rodriguez