De cara nova, Ford Focus ganha equipamentos e mantém preços
Nova versão de entrada SE 1.6 está mais recheada e parte de R$ 69.900
Menos de dois anos depois de trazer um "novo" Focus, a Ford atualizou o hatch. Com a identidade visual global da marca e algumas novidades tecnológicas, o hatch ganha mais recheio na versão de entrada sem aumentar o preço. Ela parte de R$ 69.900 e vem com equipamentos que antes eram encontrados somente a partir do modelo intermediário. Além do renovado visual (que inclui o "bocão" inspirado nos Aston MArtin -, o facelift de meia vida também inclui um reforço estrutural, que amenta a rigidez torsional e a segurança dos ocupantes.Entre os novos itens, está a segunda geração do assistente de estacionamento. Agora, ele funciona também com vagas perpendiculares à via. Oferecido somente na versão de topo da linha, o sistema é acompanhado por outra novidade: a frenagem autônoma. Com o equipamento, podem ser evitadas colisões em velocidades de até 20km/h, ou minimizados os danos quando o carro se move em até 50km/h. Funciona com um conjunto de luzes infra-vermelhas que refletem no carro à frente e enviam uma mensagem ao sensor. Este, atua diretamente no sistema de freios para que o veículo pare totalmente ou diminua a velocidade antes de uma inevitável colisão.
Na estética, além da grade trapezoidal - em formato de colmeia nas versões SE e com frisos cromados nas Titanium - o capô ganha vincos que o deixam mais pronunciado. As entradas de ar dianteiras não existem mais. Os faróis estão mais finos e a lateral tem nova escultura, que confere um aspecto mais robusto ao Focus.
A Ford sabe que muitos consumidores que compraram o Focus recentemente não ficarão nada satisfeitos ao acordarem e, em tão pouco tempo, notarem que seu carro já está defasado. Por isso, criou uma condição diferenciada para tentar "mimar" esse cliente. O carro está até agosto em pré-venda exclusiva para proprietários do Focus 2014/2015. Eles ainda terão 15% de desconto na compra da nova versão. Os preços, aliás, fazem parte da estratégia da marca para manter a liderança no segmento.
A versão de entrada, agora, é a SE. Com isso, está eliminada a configuração "S" do modelo atualmente vendido. Equipada com motor 1.6 de 135cv, ela traz rodas de liga leve de 17 polegadas, airbags frontais sistema Advance Trac (que inclui controle de estabilidade e tração, sistema de estabilidade preventivo, assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas e aviso de pressão dos pneus), freio a disco nas quatro rodas, faróis de neblina, sensores de chuva e crepuscular, trio elétrico e central multimídia Sync, com tela colorida de 4,2", Bluetooth e duas entradas USB. Ela custa os mesmos R$ 69.900.
Em seguida, aparece a SE Plus 1.6. Para a Ford, essa será a versão mais vendida. Por R$ 71.900, ela adiciona airbags laterais (totalizando quatro), revestimento em couro nos bancos, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade e ar-condicionado de duas zonas. Já com câmbio automático - e, nesse caso, obrigatoriamente com motor 2.0 (de 178cv) - o preço passa para R$ 78.900.
Os mais equipados são o Titanium e o Titanium Plus. Sempre com motor 2.0 e transmissão automática, diferenciam-se das demais pelos detalhes cromados na grade e na linha de cintura. A primeira adiciona airbags de cortina, chave com sensor de presença, sistema de som da Sony com nove alto-falantes e central multimídia com MyFord Touch, com tela sensível ao toque de 8" e sistema de navegação. Custa R$ 86.900. Enquanto isso, a Titanium Plus vem com o novo sistema de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos com luzes diurnas de LEDs, assistente de estacionamento automático, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar, por R$ 95.900. A pré-venda do Focus já se iniciou, e vai até agosto, quando as vendas abrem para o público geral.