Opel Astra 2016 terá faróis inteligentes com LEDs
Para a fabricante, a intenção é democratizar a tecnologia
Cada vez mais próximo de seu lançamento, que deve acontecer em setembro durante o Salão de Frankfurt, o novo Opel Astra começa a ter detalhes técnicos e visuais revelados. O primeiro deles diz respeito a tecnologia utilizada nos faróis, denominada IntelliLux.
Segundo um comunicado emitido pelo vice-presidente da engenharia de veículos da Opel, Charlie Klein, a presença dos dispositivos “representam a democratização da tecnologia, fazendo inovações acessíveis e trazendo-os para veículos de alto volume”.
O sistema é parecido com o utilizado em carros de alto luxo, como a atual geração do Mercedes-Benz Classe S, contendo oito fachos independentes de LEDs, sendo ajustados em extensão e distribuição dos fachos de luz de acordo com a situação do trânsito na via contrária.
Ao trafegar por estradas ou trechos fora da zona urbana, os fachos de LEDs trabalham em sua potência e alcance máximos. Através de uma câmera, a Opel Eye, os veículos do sentido contrário são detectados e o sistema se encarrega de ajustar automaticamente os emissores necessários para que o motorista não tenha a visão prejudicada.
Mais do que isso, a tecnologia promete que, a até 80km/h, a câmera será capaz de detectar objetos na beira da pista em até 40 metros antes. Segundo a fabricante, isto resultará em cerca de 1,5 segundo a mais para que o motorista possa reagir.