Este é o novo Chevrolet Camaro 2016
Modelo recebe inédita versão com motor 2.0 turbo
Nada como a concorrência… Depois da atualização de Ford Mustang e Dodge Challenger, eis que chegou a vez do Chevrolet Camaro mudar. A sexta geração do muscle car combina o estilo retrô com elementos que dão ar futurístico ao modelo. Em busca da eficiência, dois de seus três motores são novos e, destes, um deles é um 2.0 de quatro cilindros turbo. Sinal dos tempos…
As novidades vão muito além do que se pode ver. A plataforma deste novo Chevrolet Camaro é nova, a Alpha, também utilizada pelo Cadillac ATS. Usa aços mais nobres, que tornam a estrutura mais rígida e leve. Na balança, a dieta garantiu perda de 90kg. De acordo com a General Motors, o novo Camaro é mais confortável de ser guiado do que a geração anterior, que apesar de moderna, passava uma sensação de ser abrutalhada e pesada ao volante.
Antes disponível apenas na versão especial ZL1, o sistema Magnetic Ride Control agora passa a ser disponibilizado a partir da SS. O assistente monitora a estrada 1.000 vezes por segundo, ajustando automaticamente os amortecedores para o melhor conforto e controle.
A mecânica atualizada radicalmente. Para chocar menos, começaremos pelo V8. O antigo LS3 sai de cena e entra o LT1, derivado do famoso Small Block que equipou as versões Z28 entre 1970 e 1993, o SS 1996 e que hoje também move o Corvette. É um V8 6.2 com bloco de alumínio que gera 461cv e 64,4kgfm de torque.
O V6 também foi atualizado. Passa a ser o LGX, geração mais nova do antigo 3.6 e que tem o sistema Active Fuel Management, que desliga dois dos cilindros quando o motor está sob baixa demanda, como em velocidade de cruzeiro. São 340 cv e 39,3 kgfm contra 328 cv e 38,4 kgfm do antecessor.
Em resposta a Ford, que vende o Mustang com o motor 2.3 Ecoboost, a Chevrolet preparou um 2.0 de quatro cilindros turbo especialmente para o Camaro. Rende 279cv e 40,8 kgfm – mais que o V6, repare. Segundo a Chevrolet, mesmo este “motorzinho” turbinado, garante ao Camaro aceleração de 0 a 100km/h em 6 segundos e consumo médio de 12,8 km/l. É a primeira vez que o Camaro passa a ter a opção de um motor com 4 cilindros desde 1982. Mas nós realmente achamos que seria muito mais legal ver este 2.0 em uma versão esportiva do Cruze Hatch, por exemplo.
As opções de câmbio são diferentes, de acordo com cada motor. O 2.0 e o V6 usam o mesmo manual de seis marchas Tremec da geração anterior, enquanto no V8 manual há indicador de troca de marcha no tempo certo e o o sistema Active Rev Match, uma espécie de punta-tacco automático. V6 e V8 têm opção de câmbio automático de oito velocidades.
O visual segue o padrão retrô moderno, repleto de LEDs nos faróis e no para-choque dianteiro. O modelo ainda passa a ter mais curvas na carroceria, com direito a jogo de sombras nas laterais. A traseira mais ficou mais harmoniosa com lanternas mais finas, aerofólio e quatro saídas de escapamento na versão SS, divididos em dois para cada lado.
O interior também merece destaque! O painel foi completamente remodelado e agora tem uma enorme tela de central multimídia MyLink – são 8 polegadas – e saídas de ar centrais em uma posição não muito comum: à frente da alavanca de câmbio. O freio de mão passou a ser eletrônico (e não mais ao lado do carona, herança da plataforma do Omega australiano) e uma grande tela de LCD marca presença no painel de instrumentos.
O Camaro também ganhou quatro modos de condução, coisa inédita no modelo: Snow/Ice, Tour, Sport e Track, exclusivo para a versão SS.
O novo Camaro 2016 está previsto para chegar às revendas norte-americanas a partir de outubro de 2015. O lançamento por aqui ainda não tem data definida.