Audi cria diesel sintético através de água e gás carbônico

E-Diesel não tem enxofre e dispensa o uso de combustíveis fósseis

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A Audi está estudando a viabilidade da produção de um combustível sintético de CO2. O e-Diesel é um combustível desenvolvido a partir da reação de água e ar com eletricidade. Sintético, o combustível resultante não contém enxofre ou outros elementos contaminantes e é muito mais eficiente do que combustíveis fósseis.

O dióxido de carbono é extraído do meio ambiente, sendo capturado diretamente do ar através de uma uma tecnologia desenvolvida por parceiros suíços. Após a coleta do CO2, a eletrólise decompõe a água em hidrogênio e oxigênio.

O hidrogênio reage, então, com o dióxido de carbono em dois processos químicos realizados a 220 graus Celsius e a uma pressão de 25 bar para produzir um líquido energético composto de hidrocarbonetos, denominado por “Blue Crude”. Para ser usado em motores, o "Blue Crude" é levado a uma refinaria e transformado em e-diesel.

O combustível produzido pela Audi é isento de enxofre e de aromáticos. Também contém um número elevado de cetano, que significa alto teor de inflamabilidade. Suas propriedades químicas permitem que seja misturado em qualquer proporção com diesel de origem fóssil.

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A fábrica piloto, em Dresden-Reick, na Alemanha, prepara-se para produzir diariamente cerca de 160 litros de “Blue Crude”. 5 litros do e-Diesel foram utilizados pela ministra alemã da Educação e Pesquisa em seu carro oficial, um Audi A8 3.0 TDi.

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