Adeus, Linea: Fiat Aegea é oficialmente revelado em Istambul
Sedã é o primeiro da nova linha de médios da marca
A vida da Fiat no segmento de sedãs médios e compactos nunca foi fácil. Após a má fama “conquistada” com o Marea, veio o Linea, que recentemente teve de ser realocado para uma categoria inferior em uma tentativa de sobrevivência. Não adiantou. Daí veio o Aegea, apresentado no Salão de Istambul e que promete ser global.
Notando o brilho já opaco nas vendas de Bravo e Linea pelo mundo, a Fiat investiu o montante de 1 bilhão de dólares em sua fábrica da Turquia, onde o novo sedã Aegea (que tem como escrita original Ægea, com a famosa letra vogal utilizada em idiomas como o norueguês, tendo a pronúncia fechada “eguea”) será produzido. De tal investimento virá uma nova família de médios.
Desenvolvido na Turquia e desenhado na Itália, o Aegea tem design mais refinado quando comparado com o Linea, se aproximando do primo Dodge Dart. A dianteira tem traços agressivos reforçados pelos vincos do capô e pelo interessante trabalho na grade superior. Atrás, as lanternas são o ápice da personalidade do sedã.
O interior é previsível: as linhas são as já conhecidas e utilizadas em outros modelos do Grupo FCA, bem como o sistema multimídia com tela sensível ao toque de 5 polegadas e GPS TomTom, Bluetooth, USB, AUX, streaming de áudio, câmera de ré e leitor de textos.
Com 4,5 metros de comprimento e entre-eixos de 2,64 metros, o Aegea terá bom aproveitamento do espaço, reservando cerca de 510 litros para o porta-malas. Na Turquia, o modelo terá como opções dois motores a gasolina e dois a diesel com potências que variarão entre 95 e 120cv. Variando com o motor, a transmissão poderá ser manual ou automática.
Ainda não há preços definidos e datas de lançamento marcadas para outros mercados. No entanto, segundo a Fiat, o Aegea ganhará o mundo – e o Brasil deve estar incluso.