Toyota Hilux 2016 terá novo motor 2.8 diesel
Novos motores diesel são menores, porém mais eficientes
A nova geração da Toyota Hilux está perto de ser lançada na Tailândia, onde foi desenvolvida. Encartes da picape já haviam vazado, agora o que aparece são os números dos novos motores turbodiesel que equiparão o modelo – que tem lançamento no Brasil previsto para 2016.
O motor 2.5 diesel chegou a ser oferecido no Brasil até 2007, mas continua firme no exterior, onde será substituído por um novo 2.4 em versões de 150 cavalos e 34,8kgfm, e 167cv e 40,6kgfm. Quem entra no lugar do 3.0 turbodiesel de 171cv é um novo 2.8 1GD-FTV VN de 178cv e 45,7kgfm entre 1.600 e 2.400rpm quando com câmbio manual e 42,6kgfm entre 1.600 e 2.600rpm quando com câmbio automático de seis marchas. O motor 2.7 a gasolina (flex no Brasil) será mantido.
A nova geração será acompanhada de uma grande evolução a nível estrutural. Além de estrear nova plataforma modular e ficar mais leve, a Hilux também terá espaço maior na cabine. Após 10 anos, também passará por revolução em tecnologia se será a primeira picape com sistema autônomo de frenagem de emergência, capaz de acionar os freios na iminência de impacto contra veículos, ciclistas e pedestres.
O lançamento desta nova geração no Brasil está previsto para 2016. Rápido, pois tudo é pensado de forma global e com apoio das equipes de engenharia de cada país onde ela será fabricada, inclusive da a Argentina, onde a fábrica hoje passa por modernização e ampliação. A capacidade produtiva será aumentada dos atuais 93 mil para 140 mil carros por ano, sob um investimento de 800 milhões de dólares.