Scion iA, o Mazda2 com outro nome que pode ser vendido no Brasil
Sedã compacto é fabricado no México e seria concorrente do Honda City
O relacionamento entre as fabricantes nos bastidores é um pouco complexo. A Scion – marca de apelo jovem da Toyota - apresenta no Salão de Nova York o iA, seu primeiro sedã. O modelo nada mais é do que o Mazda2 Sedan com pequenas mudanças no visual. Será fabricado na nova unidade da Mazda no México, o que lhe daria chances para ser vendido no Brasil pela Toyota.
No visual, o Scion iA tem novos faróis e para-choque dianteiro, enquanto a traseira se difere apenas por um friso cromado nas lanternas. Por dentro, o iA se afirma como um carro pequeno e barato com aspecto simples e ar-condicionado manual – enquanto Mazda tem opção de ar digital. É o suficiente para brigar com Chevrolet Sonic Sedan e Ford Fiesta Sedan – que usa a mesma plataforma do Mazda2.
O motor é um 1.5 16v de 108cv da Mazda, e pode ser associado a uma transmissão manual ou automática, sempre com seis marchas. De série, terá partida sem chave, sistema pré-colisão em baixa velocidade e câmera de ré, além de rodas aro 16”.
Com um Etios e Corolla muito distantes, a Toyota do Brasil poderia trazer sedã intermediário. O Vios tailandês chegou a ser especulado, mas importar do México uma versão Toyota do Scion iA seria mais fácil. O principal alvo seria o Honda City.