Peugeot RCZ não terá nova geração
Cupê esportivo será cortado em busca da rentabilidade na PSA
A PSA Peugeot Citroën vem se esforçando para centralizar seus recursos em seus modelos mais rentáveis, ao invés de continuar com uma grande linha de produtos que, na média, têm pouca participação no mercado. E o belo Peugeot RCZ é um dos modelos que devem desaparecer dentro de poucos anos sem deixar um sucessor.
Com produção terceirizada à austríaca Magna Steyr, o RCZ ainda usa plataforma do 308 antigo – o vendido por aqui – enquanto o hatch já possui uma nova geração baseada na nova plataforma modular EMP2. No Brasil o Peugeot RCZ é um carro de nicho e sempre teve presença discreta e hoje custa mais de R$ 155 mil.
A Volkswagen também está preocupada com a rentabilidade de seus carros, e um dos modelos que podem dançar é o Scirocco – coincidentemente concorrente do RCZ. Na PSA a ideia do chamado projeto "Back in the Race", que pretende colocar a empresa de volta nos trilhos cortando modelos até 2020, quando a soma de modelos de Peugeot e Citroën será reduzido de 45 para 26 modelos.