Herdeira da Kombi, Volkswagen T6 é oficialmente revelada
Linha Transporter chega à sua sexta geração na Europa
A Volkswagen lançou oficialmente, na Alemanha, o T6. A nova geração da linha Transporter, chamada simplesmente de "T", lembra seu antecessora, a T5. Apresenta, no entanto, algumas diferenças estéticas marcantes tanto no interior quanto no exterior. Também ganha tecnologia mecânica, com motores que variam de 84cv a 204cv de potência. Conta ainda com recursos que o fazem parecer um carro de luxo, se comparado à velha T2 - ou, simplesmente, Kombi - conhecida no Brasil.
Por fora, na dianteira, destacam-se o novo para-choque, a grade mais estreita, os faróis mais angulosos e as entradas de ar maiores. Os arcos das rodas estão mais proeminentes, enquanto a linha de cintura permanece retilínea. A porta traseira vem agora com um spoiler integrado.
Se o exterior á não lembrava o da Kombi há tempos, por dentro, o T6 se distancia ainda mais. Além de atualizar o design, a Volkswagen utiliza materiais de maior qualidade. Os destaques ficam por conta do novo painel de instrumentos e o sistema de infoentretenimento com tela de 6,3 polegadas com tela sensível ao toque e com sensor de proximidade.
A força da T6 é fornecida por uma nova geração de motores TDI 2.0 (diesel), em configurações que podem entregar 84, 102, 150 e 204cv de potência. Já as versões a gasolina são movidas pelo 2.0 TSI de 150 ou 204cv, sempre equipados com sistema start-stop. O motorista conta também com alguns auxílios, como controle de cruzeiro, amortecedores ajustáveis e sistema de frenagem de emergência (City Emergency Braking).
Para lembrar das origens do modelo, a Volkswagen oferece ainda uma edição limitada, chamada de "Generation Six" - Geração Seis -, que conta com pintura clássica em dois tons, no estilo "saia e blusa". Mas as semelhanças ficam por aí. Isso porque o modelo conhecido no Brasil parou na segunda geração, chamada de T2 na Europa, e não acompanhou a evolução. Para se ter uma ideia do quanto a Kombi ficou presa no tempo, a versão produzida por aqui até 2013 foi lançada em 1967 e descontinuada no Velho Continente em 1980. Não há qualquer confirmação a respeito de lançamento da T6 no Brasil.