Toyota Prius será fabricado no Brasil em 2018, diz jornal japonês
Negociação existe, mas ainda não há acordo fechado
O Toyota Prius foi um dos híbridos beneficiados por redução no imposto de importação para veículos do gênero, mas fabricante japonesa estaria em busca de mais incentivos. Segundo reportagem do jornal japonês Nikkei, a Toyota estaria negociando com os governos federal e paulista para viabilizar a fabricação do Prius no Brasil a partir de 2018.
A negociação foi confirmada pela assessoria da Toyota brasileira, mas o anúncio só será feito quando o acordo for fechado.
A ideia seria utilizar as instalações da Toyota em São Bernardo do Campo para montar 1.500 Prius com componentes importados do Japão, o que reduziria os preços do híbrido e ainda facilitaria a exportação para outros países da América do Sul. Com a chegada do novo carro à fábrica, parte da produção de peças das picapes Hilux deve ser transferida para a Argentina.
Hoje, os Prius são feitos no Japão, na China e na Tailândia. Desta forma, o Brasil se tornaria o primeiro país ocidental a produzir o modelo. Ainda segundo o "Nikkei", a Toyota acredita que, a médio e longo prazo, os motoristas brasileiros e de países emergentes vão querer dirigir carros mais "limpos". Além disso, as regras de emissões têm ficado cada vez mais rigorosas.
Com preços reduzidos recentemente, o Toyota Prius custa R$ 114.350 no Brasil. Por seu preço alto, o modelo teve apenas 400 unidades vendidas desde que chegou por aqui, em 2013.