Peugeot 2008 começa a ser fabricado no Brasil
Crossover chega às lojas dentro de um mês com duas opções de motores
Como resultado de três anos de trabalho, teve início hoje na fábrica da PSA Peugeot Citroën a produção do Peugeot 2008. O crossover chega às lojas dentro de um mês para acirrar ainda mais um segmento que até lá terá Ford EcoSport, Renault Duster com novo visual, Honda HR-V e Jeep Renegade disputando a mesma clientela.
Para dar início a produção local do 2008 a PSA investiu R$ 400 milhões no desenvolvimento do modelo e na adaptação da fábrica, trabalho que envolveu mais de 300 pessoas envolvidas com a fábrica, com o projeto técnico e ainda com o design.
Para a Peugeot o 2008 representa a chance de recuperar a participação de mercado perdida nos últimos anos – em 2014 representou menos de 1% do mercado nacional. Na Europa deu certo: hoje é o utilitário compacto mais vendido por lá. Por aqui terá a seu favor o pacote de equipamentos e, principalmente, preços competitivos – deverá partir dos R$ 65 mil.
A plataforma é a mesma de Peugeot 208 e Citroën C3, o que explica o fato de ser menor e mais baixo que os concorrentes, quase uma perua. Em contrapartida, herda boas características do Peugeot 208, como o quadro de instrumentos em posição elevada e o volante pequeno, dando destaque à central multimídia com tela de sete polegadas.
No Brasil serão duas opções de motores, um 1.6 aspirado (de 122cv) e o 1.6 THP (turbo com 173cv), ambos flex. No início haverá apenas câmbio manual de cinco marchas, mas no segundo semestre o motor menor canha câmbio automático de quatro marchas enquanto o maior terá seis marchas. Na falta de tração 4x4, as versões mais equipadas terão bloqueio do diferencial dianteiro.