Pergunta da Semana: Qual a sua roda favorita?
Sem elas, os automóveis sequer pensariam em existir
Um item tão simples quanto importante para a existência das máquinas que nos levam e trazem, dia após dia: a roda. Não se trata daquela brincadeira do arco da velha. Muito menos do formato daquele seu amigo pentelho e obtuso. Mas sim o maior de uma centena de componentes redondos que existem no seu carro, e uma das mais importantes invenções da humanidade. Rodas só precisavam ser perfeitamente redondas, equilibradas e fortes. Isso, até o dia que decidiram que elas também deveriam ser bonitas…
Sim, os Mythbusters já testaram um carro com uma roda...quadrada. Mas você, caro leitor, há de convir: uma roda perfeitamente redonda (redundante, não?), sem empenos ou desequilíbrios, é o que de melhor há para os nossos automóveis. Mas as rodas também funcionam como uma assinatura, um traço peculiar.
Um jogo de rodas correto pode trazer a um carro cinzento um brilho próprio, assim como as rodas erradas em um carro legal são tão agradáveis de se ver como assistir ao Teste de Fidelidade ao lado da sua avó. Por isso, unir a roda certa ao carro certo é item indispensável para aquele que pensa em aprimorar o visual do seu carro. Sem contar que várias rodas de liga leve são mais leves que as originais, e acabam por aprimorar a dinâmica veicular.
Da fusão de entre engenharia e design surgem exemplares icônicos, como as BBS RS que equipam de forma original ou aftermarket um sem número de veículos, juntamente com as Volk TE37 - que são item de performance e beleza na mesma proporção. E sim, algumas rodas originais podem se tornar lendárias também, como as Rallye da Chevrolet dos anos 1960, as Perfo da Volvo, a Monoblock da AMG ou a Long Beach da Volks.
Na contramão, estão as rodas originais da linha Corcel I e II, assim com as rodas de aço estampado da linha Del Rey. Simplesmente aquele visual com três parafusos era francês demais para meu gosto e me provocava náuseas e dor psicológica. Jogam no mesmo time as réplicas da Scorro das rodas do Pontiac Sunbird Turbo, mas com 4 e 3 raios apenas. Por fim, as rodas Gaúchas amadas por muitos não entra na minha garagem por livre e espontânea vontade.
E você, caro leitor, o que acha desse assunto assaz rotundo? Qual roda você quer em todos os seus carros para o resto da sua vida? Qual modelo não serve nem para fazer churrasqueira na roça? Vamos, compartilhe conosco o que passa na sua cabeça!