Volkswagen Touareg 2015 chega ao Brasil de cara nova
SUV tem versões V6 e V8 e preços partem dos R$ 250 mil
Apresentado no Salão do Automóvel, em novembro passado, o Volkswagen Touareg 2015 chega às lojas no início de março com novos equipamentos de segurança e visual em dia com os carros mais recentes da marca. Novos faróis, grade, para-choques e lanternas rejuveneceram o maior e mais caro SUV da Volks.
São os motores que definem as duas versões do Touareg. A V6 tem um 3.6 de 280cv (6200rpm) e 37kgfm de torque (2900rpm), enquanto a R-Line tem exclusividade sobre o V8 4.2 de 360cv (6800rpm) e 45,4kgfm de torque (3500rpm). Nos dois casos o câmbio é automático de oito marchas e há tração integral 4MOTION com diferencial autoblocante Torsen.
O Touareg R-Line tem identidade própria, com direito a rodas de liga aro 20” (contra as 19” do V6), para-choque exclusivo, difusor traseiro em preto brilhante, ponteiras cromadas e defletor traseiro maior. Ainda há o logotipo R-Line na grade do radiador.
Por dentro, onde as novidades do Touareg se resumem a novo acabamento, o pacote esportivo fica completo com volante proprio com o logotipo R-Line, sistema de controle de climatização (Climatronic) com quatro zonas de resfriamento, acabamento prateado no painel de instrumentos, soleiras das portas com logotipo R-Line, pedaleiras de aço inoxidável e janelas traseiras escurecidas. Os bancos também tem formato próprio e são revestidos em couro perfurado e o ar-condicionado é de quatro zonas.
Só que durante o test-drive de aproximadamente 50km com a versão o que se sobressaiu foram outros equipamentos, como a suspensão pneumática com controle eletrônico, tanto da altura da carroceria em relação ao solo, como da rigidez dos amortecedores, por meio de um botão giratório no console. Mas a altura também varia automaticamente em função da velocidade.
O carro ainda contava com o ACC, o piloto automático adaptativo opcional. O sistema é capaz de manter distância predefinida do carro da frente e parar o Touareg se necessário. Em situações como engarrafamentos, o ACC também é capaz de acelerar o carro quando o carro da frente se move.
Apesar de seus 2.075 kg, o Touareg tem motor de sobra. O V8 aspirado trabalha sempre em rotações baixas, graças ao câmbio de oito marchas. Porém, se exigido, responde rápido a ponto de prometer aceleração de 0 a 100km/h em 6,5 segundos. A máxima é de 245km/h, alcançada em sexta marcha – sexta e sétima servem apenas para reduzir as rotações e poupar combustível.
A versão V6 foi a única que teve estimativa de preço divulgada: R$ 250 mil. A definição será feita em março, quando o novo Touareg chegar às lojas. Com o motor menor o SUV fabricado na Eslovênia acelera de zero a 100 km/h em 7,8s e alcança a velocidade máxima de 228km/h.
Entre os equipamentos estão faróis bixenônio, volante multifuncional com comandos da central multimídia com navegador, ar-condicionado automático com duas zonas, direção hidráulica e controle de estabilidade, além de detector de fadiga e do “Multicollision Brake’, sistema de frenagem que aciona automaticamente os freios quando o veículo se envolve num acidente para reduzir os danos.