Volkswagen Fox Pepper chega por R$ 53.500
Versão é baseada na Highline e tem motor 1.6 16v MSI de 120cv
O Fox Pepper fez sucesso no estande da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro passado, tanto que a versão com apelo esportivo deixou de ser um mero conceito e se transformou em versão. Baseada no Fox Highline, tem o novo motor 1.6 16v MSI de 120cv e controles de tração – mas o de estabilidade é opcional. O preço, que começa em R$ 53.500 – contra R$ 52.180 do Highline –, é que não ajuda muito.
O visual tem detalhes inspirados no Golf GTI, como o friso vermelho na base da grade em formato de colmeia, mas há características próprias como o teto preto e o novo para-choque dianteiro que aproveita elementos do CrossFox, como os aros dos faróis de neblina pintados em preto brilhante. Opcionalmente, os neblinas – que também têm função de faróis de milha – podem ter função de luz de conversão estática, as Cornering lights, que viram o facho em manobras até 40km/h. Os faróis também têm máscara negra.
Nas laterais, destaque para as molduras estreitas nas caixas de roda interligadas por plásticos na base das portas, para os retrovisores que são sempre vermelhos e para as rodas de liga leve aro 15” com acabamento grafite. Elas deveriam ser maiores, mas as aro 16” são opcionais. Atrás, a novidade é a peça que simula difusor de ar pintado em preto brilhante e ainda há ponteira de escapamento dupla.
Por dentro, as saídas de ar tem aros vermelhos, o volante é revestido em couro com costuras vermelhas e ainda há central multimídia com navegador de série.
O câmbio é sempre manual de seis marchas, que garante aceleração de 0 a 100km/h em 9,8s com álcool e em 10,3s com gasolina. A velocidade máxima é de 189km/h. Entre os equipamentos de série figura o controle de tração que atua com o freio ABS, assistência de partida em rampas e bloqueio eletrônico do diferencial, só que o controle de estabilidade é opcional. O que também falta é acerto “apimentado” na suspensão, que não muda.
Pimenta do passado
2003 foi o ano de estreia do Fox no Brasil e logo na estreia a Volkswagen já tinha segundas intenções para seu compacto de teto elevado. Logo no lançamento foram apresentadas duas versões conceituais. Uma delas, o CrossFox, foi lançado em 2005 praticamente igual. A outra versão era o Fox Pepper, com duas portas, pintura perolizada, motor 1.6, suspensão rebaixada e rodas aro 17”, além de parafernália da Volkswagen Tech. Quem diria que levaria quase 12 anos para a versão sair da fase de conceito…