Novo Focus RS tem motor de Mustang e tração integral
Com 320cv, versão esportiva quer fazer bonito nas pistas
O Focus RS tem no Golf R o principal rival na briga dos hatchs de 300 cv. Uma grande arma do Volkswagen é a ração integral, enquanto o Ford mantém a tração dianteira. Ou, mantinha. A nova geração acaba de ter suas primeiras imagens reveladas, com alguns detalhes técnicos interessantes. Entre eles, a chegada da tração integral ao carro.
Começando pelo motor. O RS atual conta com um 2.5 cinco cilindros de 305 cv. Com um cilindro a menos, o motor 2.3 Ecoboost que equipa o Mustang chega ao carro, preparado para render mais de 320 cv. Alguns falam em até 350 cv, mas o número oficial ainda é mistério.
A transmissão manual de seis marchas precisou de melhorias para lidar com o novo torque do carro, que também é mantido em segredo. No Mustang o torque é de 44,1 kgfm. O sistema de tração integral conta com vetorização dinâmica de torque.
O sistema distribui o torque de acordo com a necessidade de cada roda a fim de melhorar o desempenho. O sistema Rear Drive Unit, que conta com uma embreagem controladas eletronicamente em cada roda, contra a aplicação de tração em cada roda. Em situações específicas, até 100% do torque pode ser aplicado em cada roda traseira.
A suspensão, preparada para lidar com as velocidades atingidas pelo carros, terá dois modos de ajuste, Road e Track, autoexplicativos. As rodas são de 19 polegadas em pneus 235/35 da Michelin.
A frente esbanja esportividade, com molduras pretas ao redor dos faróis auxiliares, grandes entradas de ar e plástico cinza abrigando o logotipo RS. Na traseira, saída dupla do sistema de escape de alto desempenho e moldura de plástico na parte inferior.
Uma mudança com relação ao RS anterior está na insanidade do carro. Não há mais carroceria de duas portas, nem cores extravagantes. Apenas quatro tons estão disponíveis: preto, branco, cinza e o azul das imagens. O interior é comportado, com acabamento escuro e iluminação azul. A tela de oito polegadas exibe o sistema Sync2.
Como muitos outros detalhes importantes, o preço é mantido em segredo. Estima-se algo próximo das 30 mil libras esterlinas cobradas pelo Golf R. As informações que faltam são importantes, mas o que mais queremos ver é a dupla despejando mais de 600 cv na pista.