Nova geração da Touran estará em Genebra
Após 12 anos, uma mudança total na van grande da Volks
A Volkswagen levará para Genebra uma importante novidade voltada às famílias europeias. Trata-se da nova geração da Touran, totalmente nova após a reestilização aplicada há poucos e doze anos com a mesma carroceria. Como esperado, possui o desenho padrão dos novos Volkswagen. E quem disse que isto é algo ruim?
Com início das vendas marcados para setembro na Europa, a Touran de segunda geração está maior, com mais espaço interno, tecnologia e um desenho bastante atraente no exterior. Há predominância de linhas retas, que integram faróis com a grade. Vincos pronunciados e belas rodas de liga-leve completam o conjunto.
O interior, que ainda lembrava a quinta geração do Golf, evolui buscando inspiração no Passat – mantidas as proporções. Destaque para a tela que abriga o sistema de navegação e multimídia, com 8 polegadas. Minivans costumam ser palco de alguma ousadia em seu interior, mas este não é um caso.
A lista de equipamentos inclui detector de mudança de faixa involuntária, leitor de sinais de transito, sensor de estacionamento, novo assistente de estacionamento, porta-malas automático, keyless, controle de cruzeiro ativo, detecção de objetos em pontos cegos, e outros. Alguns destes são opcionais.
Um sistema de navegação com tela de 6,5 polegadas, sistema CarNet e acesso à internet também é oferecido. O sistema ISOFIX está presente na segunda fileira de bancos, com poltronas individuais que deslizam até 16cm para melhorar o bagageiro ou abrir espaço para a terceira fileira de bancos, nas versões com sete lugares.
O freio de estacionamento elétrico é de série e os bancos laterais da segunda fileira terão aquecimento. Embora não diga quanto porta-malas existe com os sete bancos ocupados, a VW afirma que 800 litros é a capacidade com cinco lugares. E pode chegar à 1040, se o espaço até o teto for ocupado. A segunda fileira também pode ser rebatida, levando a capacidade para próximo dos 2 mil litros com carga até o teto.
Serão ofertados motores a gasolina e diesel. Com o primeiro, temos um 1.2 TSI de 110cv, 1.4 TSI de 150cv e 1.8 TSI de 180cv. Com diesel, apenas 1,6 e 2,0 litros, ambos TDI. O primeiro com 110cv e duas versões do 2.0, com 150cv e 190cv. A transmissão é manual de seis marchas de série em todas as versões, exceto as mais potentes, que trazem o DSG de série –as menos potentes podem contar com o DSG, opcional, salvo o 1.2 TSI, que fica apenas com o manual. As versões apresentadas possuem tração dianteira e nada foi dito sobre uma opção AWD, com o sistema 4Motion.