Fiat Bravo 2016 passa por maquiagem e passa a custar R$ 61.990
Hatch ganha equipamentos legais e versões tem ambições esportivas
Quem olha assim não percebe, mas esta geração o Fiat Bravo caminha para seu oitavo ano de mercado, sendo quatro deles no Brasil. A primeira reestilização só chega agora e é apenas o suficiente para garantir um novo rumo em sua carreira: das quatro versões disponíveis, três tem apelo esportivo. Os preços variam entre R$ 61.990 e R$ 78.990.
Na dianteira, há novo para-choque com tomada de ar inferior e moldura dos faróis de neblina formando um ômega invertido, como no Bravo, enquanto a grade ficou maior e passa a ser dividida por um friso cromado. Na traseira, as lanternas ganham molduras pretas, novo spoiler e ainda um novo para-choque com saídas de ar falsas nas laterais e parte inferior que simula um extrator que até insinua uma saída de escape central como no Uno Sporting, mas ela está do lado esquerdo. Tirando a versão de entrada, Essence, todas as outras têm adesivos laterais com o nome de cada uma – até porque não há identificação na traseira, só o nome em posição elevada.
Lá dentro, bancos e painel tem acabamento diferenciado de acordo com cada uma das versões: Essence, Sporting, Blackmotion e T-Jet. A parte central do painel tem toque emborrachado e o quadro de instrumentos tem novo grafismo e iluminação branca, mas nada de telinha colorida no meio como no Uno. De tela, há uma de 5 polegadas no centro do painel. É a central Uconnect Touch, herança dos carros da Chrysler que passa a ser de série em todas as versões do Bravo.
A central tem interface para gadgets da Apple, conexão Bluetooth para chamadas e reprodução de músicas, leitura de mensagens e aceita comandos de voz até mesmo para escrever um SMS. Pode ser controlado pela tela sensível ao toque, pelos botões ao seu redor ou no volanre multifuncional, que também é de série. Só que o navegador GPS é de série apenas para o Blackmotion e a câmera de ré é opcional para todos.
Versões Essence, Sporting e Blackmotion mantém o motor 1.8 16V Flex com potencia de 132/130cv (etanol/gasolina), e o câmbio automatizado Dualogic Plus é opcional para quem quiser descansar o pé esquerdo.
O Fiat Bravo Essence, que parte dos R$ 61.990, tem de série ar-condicionado manual com saída para o banco traseiro, direção elétrica, rodas de liga leve de aro 16”, computador de bordo, bancos e volante reguláveis em altura e profundidade, além de minissaias e spoiler na tampa traseira.
A versão Sporting, de R$ 67.990 tem ainda novas rodas de liga leve 17”, faróis escurecidos, ponteira de escapamento esportiva com saída dupla cromada, teto solar elétrico Skydome e suspensão com acerto esportivo. Para o Blackmotion, que custa R$ 68.990, a diferença está no ar-condicionado digital, navegador GPS de série, sensor de estacionamento traseiro e detalhes pretos na carroceria, além de rodas aro 17” exclusivas.
Já verdadeiramente esportivo Bravo T-Jet tem como exclusividade o motor 1.4 16V turbo de 152cv a 5.500rpm e torque máximo de 21,1kgfm, entre 2.250rpm e 4.500rpm, podendo chegar até os 23kgfm a 3.00 rpm acionando o Overbooster. O câmbio é manual de seis marchas, e a versão ainda tem auxiliar de partida em rampa (Hill Holder), sensor de estacionamento e controles de estabilidade e tração, além de rodas diamantada e pinças de freio (sempre a disco nas quatro rodas) vermelhas. Só que o preço vai aos R$ 78.990.
O test-drive acontece nesta quarta-feira e você confere as impressões em breve.