Ferrari perdeu poder e prestígio para a... Lego!
Fabricante italiana perdeu força em pesquisa de marcas mais poderosas
Quando se fala em carros, a Ferrari é certamente uma das marcas mais lembradas. Só que entre marcas dos mais diversos setores o cavalo rampante talvez já não esteja com esse prestígio todo. Dona do título em 2013 e 2014, a Ferrari foi desbancada, pasme, pela Lego! Ao menos é isso que revela nova pesquisa do instituto britânico Brand Finance.
Segundo o instituto, a avaliação leva em conta valores como nível de desejo, lealdade e confiança dos consumidores com a identidade visual, presença na internet e satisfação dos funcionários. A Ferrari ainda é uma marca extremamente forte e lembrada, mas perdeu o prestígio que tinha – principalmente – nos anos 1990, começando a se desgastar.
Uma das principais razões, aponta a consultoria, é a diminuição do senso de exclusividade associado à empresa, que, na década referida e no começo dos anos 2000 era associada a quaisquer estrelas e celebridades, como esportistas em geral (no Brasil, principalmente os jogadores de Futebol) ou a chefes de estado com gostos extravagantes, como o Sultão de Brunei - que até mesmo encomendava modelos especiais à casa de Maranello.
Essa questão, inclusive, gerou impasses sérios entre o ex-CEO da montadora Luca di Montezemolo (defensor da produção limitada) e o chefão da FCA Sergio Marchionne, que optou por aumentar a fabricação para ampliar os lucros. Vale lembrar que, na lista feita pela Brand Finance, a única fabricante automotiva presente é a Ferrari.
As 10 marcas mais poderosas do mundo em 2015:
- Lego
- PwC
- Red Bull
- Unilever
- McKinsey & Company
- Burberry
- Rolex
- L´Oréal
- Coca-Cola
- Ferrari