Antiga fabricante alemã, Borgward prepara seu retorno ao mercado
Marca alemã extinta nos anos 60 pode voltar com empurrão chinês
Das centenas de fabricantes de carros existentes na Europa no início do século XX, poucos resistiram até o final dos anos 1960. A alemã Borgward foi uma das que sucumbiram, já em 1961. Agora, os descendentes de Carl Borgward, fundador da empresa, juntamente com investidores querem ressuscitar a marca e os primeiros passos serão anunciados em março, durante o Salão de Genebra.
A Borgward surgiu em 1890 em Bremen, na Alemanha, mas seu primeiro carro só foi lançado em 1929. Foi o Blitzkarren, um pequeno utilitário de apenas três rodas e muito pelas empresas de correios na Europa. A fama com automóveis veio em 1954, com o lançamento do Isabella. A marca ainda deu origem a outras marcas, como a Lloyd, Hansa e a Goliath, pioneira em várias tecnologias na indústria automotiva, como a suspensão pneumática.
Mas as marcas não resistiram a um controverso pedido de falência em 1961.
Agora, Christian Borgward, neto de Carl Borgward, pretende ressuscitar a marca. O projeto tem dez anos e está sendo estudado desde 2014. Os planos serão conhecidos no Salão de Genebra. Dizem que a fabricante chinesa BAIC está por trás do negócio, que lhe serviria de porta de entrada para o mercado europeu.
Nos planos da Borgward, estaria um sedã de luxo, um médio e ainda um compacto urbano.