Volvo S60 Cross Country ressuscita os sedãs com suspensão elevada
Apesar de estar 6,5cm mais alto, tração integral será opcional na Europa
Sedã aventureiro? Pois é… Uma das atrações da Volvo para o Salão de Detroit é o S60 Cross Country, versão do belo sedã sueco com suspensão elevada em 6,5cm e que nem sempre terá tração integral. Também não é um carro-conceito: já tem lançamento nos Estados Unidos e Europa confirmados para este ano.
Sedãs com suspensão elevada são tão raros quanto um Lobo-Guará: houve o AMC Eagle Sedan nos anos 80 e o Subaru Outback Sedan de 1998 a 2007 nos Estados Unidos (o JAC J3 Turin não entra na conta, apesar da altura). Neste caso o S60 apenas se aproveita do mesmo acerto do V60 Cross Country lançado no ano passado.
Apesar das rodas aro 18” e das 19” opcionais serem calçadas com pneus de perfil um pouco maior que o normal, é a suspensão mais alta e a tração integral (que não será oferecida em alguns mercados) o que confere ao sedã alguma capacidade off-road. As molduras nas caixas de roda e as proteções nos para-choques estão ali mais por questões psicológicas.
Pelo menos não inventaram de colocar o estepe pendurado na traseira deste sedã…
Nos Estados Unidos e na Europa o Volvo S60 Cross Country será oferecido com o motor 2.0 de cinco cilindros com turbo e injeção direta que gera 250cv, com tração integral mas opção de tração dianteira na Europa. Na Europa ainda haverá opção de motores 2.0 e 2.4 diesel.