SsangYong Tivoli é apresentado na Coreia do Sul
Modelo tem porte do Duster e pode chegar ao Brasil até o final do ano
Foram vários conceitos e teasers, mas o esforço agora parece válido. Finalmente a SsangYong apresentou seu SUV compacto, o Tivoli. É bonito – o que é surpreendente para um SsangYong –, tem bons equipamentos e terá suas vendas iniciadas na Coreia do Sul ainda este mês. Europa, China e mercados da América do Sul devem recebê-lo ao longo deste ano.
SsangYong Tivoli é baseado na nova plataforma X100 e tem linhas inspiradas pelos conceitos XIV, como o Air e o Adventure mostrados no ano passado durante o Salão de Paris. São 4,19m de comprimento, 1,79m de largura, 1,59m de altura e 2,60m de entre-eixos, enquanto o porta-malas tem 423 litros de capacidade. São dimensões equivalentes às do Renault Duster.
Não bastasse isso, o motor também é inédito: um 1.6 16v e-XGi a gasolina de 127cv e 16kgfm de torque, com câmbio manual ou automático, sempre de seis marchas. O consumo médio anunciado é de 12km/l, o que surpreende em se tratando de um carro de 1200kg.
Entre os equipamentos, este que seria um bom concorrente para o Ford EcoSport tem sete airbags, luzes diurnas de LEDs, ar-condicionado automático dual-zone, câmera de ré e sistema de entretenimento com tela sensível ao toque e Bluetooth. Ainda há controles de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus e direção com três ajuste de peso - Normal, Comfort e Sport.