Honda anuncia novos motores VTEC Turbo que podem ser usados no Brasil
Novos 1.0, 1.5 e 2.0 querem eliminar motores aspirados maiores
A Honda poderia se concentrar apenas no motor 1.6 turbo com sistemas de recuperação de energia térmica e cinética, que fornecerá para a McLaren nesta temporada da Fórmula 1, mas não. No Salão de Detroit a Honda anuncia uma nova família de motores VTEC Turbo 1,0; 1,5 e 2,0 litros, e alguns deles podem ser usados no Brasil.
Como manda o downsizing, a ideia é diminuir os motores e os tornar mais eficientes. Além de turbo e do sistema VTEC de abertura variável das válvulas, os motores terão injeção direta – flex no Brasil. A ideia é substituir desde o 1.5 aspirado até os V6.
O novo 1.0 VTEC Turbo tem três cilindros e pode chegar aos 120cv e sua função será substituir o 1.5 aspirado do Fit. Enquanto isso, o 1.5 VTEC Turbo de quatro cilindros ultrapassará os 150cv do 2.0 flex que equipa Civic e CR-V hoje, e promete melhorar bastante o desempenho do sedã.
Só que o 2.0 VTEC Turbo terá uso mais restrito no Brasil, pois com 280cv terá a função de aposentar os V6 aspirados, como o do Accord.
Estes novos motores começam a ser utilizados ainda este ano lá fora. A produção será na fábrica de Anna, em Ohio (EUA),maior planta de motores da Honda. Para cumprir as exigências do Inovar-Auto a Honda já estaria empenhada na nacionalização dos novos motores.
Com informações do Jornal do Carro