Mitsubishi terá dois modelos com plataformas da Renault-Nissan
Parceria vai resultar no substituto do Lancer
Insatisfeita com o desempenho comercial do Lancer - principalmente na Europa -, a Mitsubishi decidiu que é hora da substituição por um novo modelo. No entanto, a atual condição da fabricante japonesa não é favorável ao desenvolvimento de novos produtos. A solução foi recorrer à aliança Renault-Nissan. Com o acordo, anunciado na última semana, a Mitsubishi irá construir um novo sedã para o mercado norte-americano, além do sucessor do Lancer, que terá alcance global.
De acordo com Osamu Masuko, CEO da Mitsubishi, o modelo destinado aos Estados Unidos vai usar a plataforma do Renault Latitude, fabricado na Coreia do Sul pela Renault Samsung. Com isso, os franceses se beneficiam ao darem novo fôlego à fábrica coreana de Busan, enquanto os japoneses passam a contar com um novo modelo por um custo reduzido. A previsão de lançamento do carro é de dois a três anos. Já em relação ao substituto do Lancer, ainda não foi decidido se será usada a base de um Renault ou Nissan.
A exploração da parceria, segundo Masuko, é parte da nova estratégia da Mitsubishi de não fabricar mais modelos "compactos". A fabricante pretende se concentrar no desenvolvimento e produção de utilitários, segmento no qual a marca já conta com um grande reconhecimento. O executivo aproveitou para confirmar as chegadas de novos ASX para 2016 e Pajero para 2018.