Fiat investe 1 bilhão de dólares para produzir substitutos de Bravo e Linea na Turquia
Nova família de modelos será lançada em 2016
Enquanto preparava uma série de modelos derivados do 500, seu carro de maior sucesso na Europa, a Fiat terminou deixando de lado o resto de seus modelos, principalmente os já antiquados Bravo e Linea. Estes dois já têm substitutos a caminho, que serão fabricados na Turquia sob joint-venture com a fabricante local Tofas.
Um investimento de 1 bilhão de dólares garantirá a produção de nova família de modelos, entre eles um hatch e um sedã que substituirão Linea e Bravo e ainda uma perua, que ocupará o posto do Stilo Multiwagon, descontinuado em 2008. A plataforma destes novos modelos será a mesma usada por Fiat 500L, 500X e Jeep Renegade.
A ideia é produzir 700 mil unidades, sendo 580 mil deles sedãs, entre 2016 e 2023. A grande maioria destes carros será destinada a exportação. A Tofas já produziu o Albea, uma versão do nosso Siena com porta-malas mais comprido e hoje, entre outros modelos, está encarregada da produção do Doblò, do Qubo e do Linea. O Bravo para o mercado europeu teve sua produção interrompida em julho na fábrica de Melfi, na Itália.