Fiat 500 Abarth chega ao Brasil por R$ 79.300
Compacto esportivo vai de 0 a 100km/h em 6,9s
A presença do Fiat 500 Abarth no Salão do Automóvel de São Paulo já indicava que, após anos de especulações e flagras, enfim teríamos um Cinqucento esportivo a venda no Brasil. Este momento chegou: a versão do pequeno com motor 1.4 turbo de 167cv chega às lojas no início de dezembro, só que por preço inversamente proporcional ao tamanho do carro: parte dos R$ 79.300.
Por este preço, o Fiat esportivo mira em outros “pocket rocket" um pouco mais grandinhos – e até mais baratos -, como Citroën DS3 e Suzuki Swift Sport. Sua principal credencial é o motor 1.4 16v Multiair Turbo com 167cv (quase 120cv por litro!) a 5.500rpm e torque máximo de 23kgfm entre 2.500 e 4.000rpm. O câmbio é manual de cinco marchas. A mágica é creditada ao turbocompressor que atua com até 1,24 bar de pressão máxima, ao filtro de ar de alto fluxo e ao sistema de escape com dupla saída, afinado ao estilo Abarth. Isso tudo somado ao entre eixos curto deve deixar qualquer um com um largo sorriso no rosto…
Como pesa 1.164kg (até muito para um carro tão pequeno), vai de 0 a 100km/h em 6,9s e alcança máxima de 214km/h.
No visual também há diferenças marcantes, como o para-choque dianteiro mais bojudo para alojar os radiadores de ar e água, e faróis próprios, enquanto a traseira também tem novo para-choque, dupla saída de escapamento e o logotipo do escorpião, um dos 16 “detalhes Abarth” espalhados pela carroceria e também no interior. Lá dentro também há bancos concha, volante com base reta e ainda um marcador de pressão do turbo no painel, que tem contagiros, velocímetro, marcador de combustível e outras informações numa tela LCD TFT.
As rodas são de alumínio fundido de 16 x 6,5 polegadas com pneus 195/45 R16, conjunto maior para alojar os discos de freios redimensionados com pinças vermelhas.
Entre equipamentos de segurança, há sete air bags, freios ABS, controles de estabilidade, tração e transferência de torque. Para não atrapalhar o comportamento do carro, há três níveis de controle eletrônico de estabilidade, configuráveis através da tecla ESC. Ao ligar o carro todos os controles estão ligados. Apertando a tecla ESC, a assessoria eletrônica de estabilidade entra no segundo modo, alertado pela inscrição “ESC off”. Os níveis de escorregamento dos pneus é ampliado, aumentando a integração com o motorista, mas apertando por mais de 10 segundos, e o controle eletrônico de estabilidade se reduz quase a zero, atuando apenas no limite.
Disponibilizado em três cores sólidas, Preto Gara, Vermelho Sfrontato e Branco Caldo, mais uma cor metálica, Cinza Nuvoloso, o Fiat 500 Abarth traz ainda a possibilidade de escolha das faixas laterais “Abarth” e calotas dos espelhos retrovisores externos nas cores vermelha, branca e preta. O pacote pode ser completado ainda com opcionais como o teto solar elétrico Sky Wind e o renomado sistema de som Beats Premium. Sim, os preços podem passar – e muito – dos R4 79.300.