Volvo apresenta motor 2.0 Drive-E de 450cv
Motor tem três turbos, um deles elétrico
Enquanto a Mercedes se gaba pelo rendimento de seu motor 2.0 Turbo de 360cv, que equipa os A, CLA e GLA 45 AMG, há carros conceito como o Audi A3 Sportback com um 2.0T de 400cv. Muito? A Volvo apresentou um novo motor-conceito da família Drive-E, 2.0, capaz de gerar 450cv. O mais interessante é a tecnologia por trás disso.
Há dois turbocompressores convencionais – atuando com a pressão do escape – trabalhando em paralelo já com o impulso de um turbo elétrico, que elimina o tempo necessário para o turbo “encher” e começar a atuar. Além disso, a gasolina é injetada nos cilindros em altíssima pressão, de 250 bar.
Segundo a Volvo, a forma como a potência é entregue pelo motor, graças aos três turbos, é capaz de conferir um ótimo comportamento dinâmico e sem o turbo-lag característico de um motor com apenas uma turbina. O tamanho compacto também influenciaria positivamente na distribuição de peso do carro e abaixaria seu centro de gravidade.
O sistema chamou atenção de fornecedores da Volvo, como a austríaca AVL, a japonesa Denso e até a divisão esportiva da marca, a Polestar, que poderá aproveitar a tecnologia nas pistas.