Volkswagen revela o XL1 em Paris
Esportivo conceitual usa motor da Ducati 1199 Superleggera
Em Paris a Volkswagen mostrou, enfim, o XL Sport. Se o XL1 almeja ser o carro com maior eficiência de consumo do mundo, o XL Sport tem outro foco: ser o carro de dois cilindros mais poderoso do mundo. E para chegar a tal, a fabricante alemã recorreu a uma ajuda no mundo das duas rodas.
O coração que pulsa no XL Sport tem 1199cc e gira a 11.000rpm, e vem de uma moto, mais precisamente da Ducati 1199 Superleggera, que desenvolve 197cv, catapultando o pequeno esportivo aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos e com máxima de 270 km/h. Mas, para chegar a estes números, o XL passou por uma série de modificações.
O motor é ligado a uma transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem. Para aumentar a estabilidade, rodas aro 18 de alumínio forjado em pneus 205/40 na frente e 2658/35 atrás. Os freios são de cerâmica, e os painéis da carroceria de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), o que ajuda a manter o peso em enxutos 890 kg.
Para ajudar ainda mais, o XL tem coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,258. Ajudam também a suspensão traseira do tipo push-rod vários componentes de liga de magnésio, juntamente com “portas-asa”. Abrindo elas, percebe-se que o interior (com painel digital) também é feito de fibra de carbono.