Subaru WRX e WRX STI estarão no Salão de São Paulo
Esportivos chegam às lojas em meados de 2015
A Subaru não quer mais que você se refira ao WRX como uma versão esportiva do sedã Impreza. O que quer, na verdade, é ganhar mais destaque no mercado brasileiro, investindo em mais publicidade e em novos modelos. Dois deles a fabricante japonesa já confirmou para o Salão do Automóvel de São Paulo: o WRX e o WRX STi, dois ícones da marca que chegam em 2015.
Apesar de ser o mais manso, o Subaru WRX tem um motor 2.0 Turbo Boxer de 268cv e 35kgfm e câmbio Sport Lineartronic de 8 velocidades, e ainda tem o novo sistema de tração integral com o Subaru Intelligent Drive (SI-Drive), que oferece três modos de condução distintos: Intelligent, Sport e Sport Sharp.
O interior não disfarça a semelhança com o Impreza, mas destaca-se pelos bancos esportivos em tecido, volante de base achatada, sistema de entretenimento com tela de 4,3 polegadas e um painel de instrumentos exclusivo.
Daí para o WRX STI, a grande diferença fica por conta do motor boxer de quatro cilindros e 2,5 litros turbo de 309cv, atingidos aos 6 mil giros. O torque máximo é de 40,1kgfm aos 4000 rpm. O câmbio é sempre manual de seis velocidades. Ainda há uma versão multi-modos DCCD (Driver Controlled Center Differential) do sistema Subaru Symmetrical All-Wheeel Drive, o que permite o ajuste da divisão de torque entre os eixos. Por padrão, a divisão é de 41/59 (frontal/traseiro). O sistema Active Dynamics Vectoring, parte do VCD (Vehicle Dynamics Control), pode, se necessário, frear a roda interna dianteira, facilitando o contorno de curvas.
No design, destaque para quatro itens: rodas BBS douradas de 18 polegadas, ampla entrada de ar no capô, o grande aerofólio e quatro saídas de escape. O interior acompanha a evolução, com pedaleiras em alumínio, apliques em fibra de carbono, detalhes vermelhos (incluindo a iluminação) e inscrição STI no volante multifuncional e no console central. Entre os bancos há o botão seletor do sistem SI-DRIVE (Subaru Intelligent Drive), que adapta o comportamento do carro em três modos: Intelligent, Sport e Sport Sharp, em ordem crescente de esportividade.