Salão de São Paulo – Porsche Cayenne reestilizado é o destaque da marca

918 Spyder e 911 Targa 4S também marcaram presença

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Apesar de trazer seu super carro híbrido 918 Spyder, ele não foi destaque no estande da Porsche, que deixou toda a cerimônia para o lançamento do Cayenne 2015. Além deles, a fabricante de Stuttgart também trouxe para a exposição, sua linha de lançamentos recentes. Estiveram presentes o 911 Targa 4S – que concorre ao prêmio de carro mais bonito do salão –, os irmãos Cayman e Boxster GTS, o 911 Turbo S Cabriolet, o Macan Turbo S, Panamera Hybrid e o 919 Hybrid, carro que disputa o Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

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Cayenne 2015

Sabe aquela mulher que nem mesmo envelhecendo fica feia, mas faz plástica por se sentir bem? Foi exatamente o que aconteceu com o Cayenne reestilizado, que recebeu novos para-choque, capô e grade. Na versão Turbo, os faróis utilizam o sistema de luzes dinâmicas da Porsche (Porsche Dynamic Light System), com leds, que interpretam sinais de câmera para regular o facho e intensidade das luzes. O motor é um V8 de 4,8 litros turbo com 527cv de potência, mas a versão S perdeu a opção aspirada deste e agora usa o 3.6 V6 biturbo de 425cv e tem faróis bixênon com leds. Versão híbrida com V6 3.0 e motor elétrico, com 431cv, passa a estar disponível para encomenda.
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918 Spyder

O carro impressiona duas vezes. Admirando pela primeira vez, é difícil acreditar que seu foco é a estrada. A outra surpresa é acompanha da ficha técnica. Não é a tôa que o 918 Spyder é o carro de rua mais potente da história da marca. São 900cv, sendo que do total, 617cv saem do motor V8 de 4,6 litros aspirado, que gira até 9150rpm. O restante provém de dois motores elétricos, gerenciados pela transmissão automatizada PDK, de dupla embreagem e sete velocidades. Todas as 918 unidades construídas já foram vendidas. Dois brasileiros já receberam os seus e, para isso, cada desembolsou cerca de R$ 6,3 milhões.
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919 Hybrid

O protótipo que representa a Porsche no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) usa motor V4 2.0 turbo com injeção direta localizado na traseira e que gira acima dos 9000rpm, além de cumprir função estrutural. As rodas dianteiras utilizam um motor elétrico para se mover, o  gera um resultado total de 507cv nos dois eixos. Para gerar a energia que move o motor elétrico,  um gerador elétrico foi instalado e gera energia por meio da corrente de gases de escape e um outro, instalado no eixo dianteiro, converte energia liberada em frenagens em corrente – sistema parecido com o KERS da Fórmula 1 -, que é armazenada em baterias de lítio.
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Panamera S E-Hybrid

O conhecido Panamera veio ao Salão para mostrar que também possui uma versão ecologicamente moderna, necessária para os dias atuais. A versão S E-Hybrid combina um motor V6 a gasolina de 320 cavalos e um elétrico de 95cv, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 9.4kW. O consumo fica na casa dos incríveis 30km/l (!!!!), sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 5,5 segundos e a uma máxima de 270km/h. Uma bela parceria.

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Boxster e Cayman GTS

Gran Turismo Sport, mais conhecida como GTS é o nome que representa as versões ainda mais potentes e com visual mais incrementado dos Porsche Boxster e Cayman na versão S. Os dois GTS se movem graças ao mesmo motor de seis cilindros boxer 3.4 das versões S com 15cv extras, chegando aos 330cv no Boxster GTS e a 340cv no Cayman GTS. O aumento do torque é de apenas 0,1 kgfm. O Boxster GTS alcança os 100 km/h em 4,7 segundos, ao passo que o Cayman GTS é um décimo mais rápido. Com câmbio manual de seis velocidades de série, o Boxster GTS chega aos 281 km/h e o Cayman GTS atinge os 285 km/h. Em comparação com as versões convencionais, os Boxster e Cayman se beneficiam da suspensão PASM, a frente foi redesenhada e a traseira modificada, e ainda há faróis bi-xénon escurecidos – com Porsche Dynamic Light System (PDLS) de série – e logotipo da versão em Preto brilhante.

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911 Targa 4S

Concorrente ao prêmio de carro mais bonito do salão (unanimidade na equipe NA) o 911 Targa 4S se destaca pela sua particularidade. O vidro traseiro, característica marcante da antiga geração voltou e recebeu a tecnologia que merecia. Agora, o procedimento de abertura que dura apenas 19 segundos e é feito através de um toque no botão. O motor é um mero coadjuvante, mas deve ser citado. Trata-se de um 3.8 seis cilindros com 400cv e que garante 0 a 100km/h em 4,2 segundos.

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