Salão de São Paulo – Land Rover Discovery Sport chega no início de 2015 por R$ 180 mil
Novo Jaguar XE é apresentado ao público brasileiro pela primeira vez
O Grupo Jaguar Land Rover trouxe ao Salão do Automóvel de São Paulo as mesmas novidades do Salão de Paris, encerrado há cerca de três semanas. Isso significa que o novo sedã médio Jaguar XE e o novo Land Rover Discovery Sport estão por aqui, este último com preço anunciado: r$ 179.900.
Land Rover Discovery Sport – A atração mais importante da Land Rover este ano é o substituto do Freelander. Atende pelo nome de Land Rover Discovery Sport e desembarca em São Paulo após pegar um vôo Paris-São Paulo para mostrar que o visual quadradão é passado.
Parece uma mistura equilibrada entre um Evoque inflado e um Range Rover Sport, ainda que com aspecto mais simples. É que ele será posicionado abaixo dos dois Range Rover, mesmo com a vantagem de oferecer sete lugares. O interior é versátil: seus assentos podem ser organizados de várias formas e o resultado é que, ainda que ofereça uma terceira fileira de bancos, ele é menor que o Freelander. A segunda fileira pode ser movimentada para a frente e para atrás e o encosto é reclinável, permitindo equilibrar o espaço disponível para todos. Quem sai prejudicado é o porta-malas, não tem jeito…
Faz jus ao sobrenome Sport, mas quem justifica isso é o motor do Evoque a gasolina: 2.0 turbo de 240cv trabalha com a caixa automática de nove marchas. Ainda há um 2.2 turbodiesel de 190cv, com o mesmo câmbio.
A fabricante confirmou no evento que o SUV será produzido em Itatiaia (RJ), a partir de 2016, na nova fábrica da Jaguar Land Rover. Mas o lançamento no Brasil será no primeiro trimestre de 2015 com preços partindo dos R$ 179.900, que serão mantidos mesmo quando estiver sendo fabricado no Brasil.
Jaguar XE - O que a Jaguar tem a mostrar no Salão do Automóvel de São Paulo é seu novo sedã médio, o XE. Atração do Salão de Paris, há um mês, veio para mostrar que é capaz de encarar os alemães Mercedes Classe C, BMW Série 3 e Audi A4, mas sua intenção não é disputar preço para fazer volume. É oferecer mais. A frente parruda e baixa chama a atenção e dá um jeitão de esportivo ao menor sedã da marca inglesa. Deve ser feito em Itatiaia (RJ) daqui a dois anos.
As primeiras unidades importadas no primeiro semestre de 2015 serão as XE S, com motor 3.0 V6 Supercharged de 340cv e 45,9kgfm e o câmbio automático de oito velocidades - o mesmo do F-Type – e capaz de levá-lo aos 100km/h em 5,2s. Não é nada mal, mas há versões mais “pé no chão”, como as equipadas com os 2.0 turbo Ingenium a gasolina de 200cv e 28,5kgfm e 240cv e 35kgfm de torque.
Range Rover Sport SVR - “SUV mais rápido do mundo” é a melhor definição para o Range Rover Sport SVR. Puseram o mesmo motor 5.8 V8 Supercharged de 550cv de potência e quase 70kgfm de torque sob seu capô o que, com algumas modificações técnicas com o objetivo de melhorar seu comportamento dinâmico, se tornou capaz de se tornar o utilitário mais rápido em Nürburgring ao cravar uma volta de 8 minutos e 14 segundos na pista.
Suspensão retrabalhada, controle ativo da carroceria com sistema pneumático, em substituição aos estabilizadores mecânicos, freios com pinças Brembo de seis pistões e molas foram substituídas por suspensão pneumática dão o tom. E para isso tudo surtir efeito na alma do motorista, o sistema de escape tem válvula ativa capaz de deixar o ronco mais encorpado quando requisitado.
A capacidade de fora-de-estrada fica mantida, mas agora há um sistema de controle vetorial baseado na forma como o controle de estabilidade atua nos freios que estão dentro da curva para emular um diferencial autoblocante e, assim, permitir que o carro continue acelerando sem grande subesterço.
Começa a ser vendido no Brasil no primeiro semestre do ano que vem.
Range Rover Vogue Executive - O Range Rover mais luxuoso estreia por aqui versão com chassi todo de alumínio, mais sofisticado ainda. Conhecida como Autobiography Black na Europa, é uma série limitada do Vogue com 18cm a mais no entre-eixos. Com isso, o interior gigantesco tem mesas para o uso de notebooks e um console central contínuo que vai até a parte de trás do carro, onde separa os dois bancos – que, pasmem, são iguais aos da frente.
Jaguar XFR-S – Com o mesmo V8 5.0 supercharged de 550cv de potência e 69,3kgfm de torque do Range Rover SVR, O Jaguar XFR-S vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos antes de chegar à máxima de 300 km/h. Será vendido no Brasil por R$ 554.400.