Novo Audi TT ganha versão de corrida
Modelo disputará categoria monomarca
Um dos novos modelos da Audi que deve dar as caras no Salão do Automóvel de São Paulo, o novo TT ganhou uma versão de corrida. O novo bólido disputará uma categoria monomarca de corridas, chamada Audi Sport TT Cup. O novo modelo recebeu uma série de alterações estéticas (além do alívio de peso) para melhorar o desempenho nas pistas.
Por fora o modelo ganhou uma carroceria alargada, com conjunto aerodinâmico composto por defletor dianteiro em fibra de carbono e para-lamas mais largos e uma asa traseira de grandes dimensões. Ele também ganhou faróis de LED e uma nova saída de escapamento central.
Por dentro, como é conveniente a um bom carro de corrida, todo e qualquer item que gere peso desnecessário foi limado. O volante convencional deu lugar a um modelo multifunção, além de um painel de instrumentos digital e uma estrutura de sobrevivência integrada. O extintor de incêndio também é de competição, e o banco concha é o mesmo dos R8 que disputam campeonatos de longa duração ao redor do mundo.
O motor é o 2.0 turbo, que desenvolve 310 cv e tem torque de 40,8 kgfm, mesmos valores do TTS de rua (mas que ficam aquém por exemplo, aos 400 cv do Golf R400, que usa o mesmo propulsor). Entretanto, no modelo de competição haverá um recurso de “sobrepressão”, onde o piloto, através de um comando, ganha 30 cv extras temporariamente para ultrapassagens, por exemplo. Outras características incluem o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas S-Tronic. Há também diferencial ativo variável com controle eletrônico e o baixo peso de 1.125 kg (ou seja, são apenas 3,6 kg/cv).
A categoria monomarca será lançada no próximo ano, e segundo a Audi, para cada seis eventos da DTM (a Stock Car da Alemanha) na Alemanha e países vizinhos, deverão acontecer duas corridas da TT Cup. 24 carros deverão compor o grid de largada, sendo seis reservados para pilotos convidados.