BMW apresenta a S1000 RR em definitivo
Modelo agora vai a 199 cv
Semana passada falamos da nova S1000 RR da BMW, que deveria dar as caras no Salão de Colônia, na Alemanha. Com o evento tendo começado esta semana, vários dos mais importantes lançamentos do mercado de duas rodas deram as caras, entre eles a versão definitiva da esportiva alemã, que dá as caras justamente em sua terra natal.
Se a moto já oferecia alto desempenho pela combinação de baixo peso e alta potência, isso ficou ainda melhor. Agora são 6 cv a mais (199 no total) e 4 kg a menos (204 em ordem de marcha). E ela não ficou somente mais leve: o chassi também foi aprimorado, trazendo nova geometria e prometendo melhorar a dirigibilidade. E quanto ao motor, não foram só 6 cv a mais. O torque cresceu acima de 5 mil rpm e tem uma curva plena de 9.500 a 12.000 giros (máximo de 11,5 kgfm) trazendo respostas mais fortes e progressivas.
Agressividade
O desenho foi revisto, mas manteve a mesma agressividade visual, característica desde a primeira geração da S1000 RR, mantendo principalmente os faróis assimétricos, característica que é marca registrada do modelo. E a vocação para as pistas aparece em vários itens, como Três modos de controle de tração e o modo Race de atuação dos freios ABS (tudo de série). Opcionalmente há mais dois modos de condução e a suspensão eletrônica semi-ativa, que já era encontrada na versão HP4 da antecessora. Ainda há até um controle de largada e um limitador de velocidade no pit lane. Tudo como se ela estivesse pronta para uma prova de Superbike.
Pela primeira vez uma moto dessa categoria também conta com piloto automático, segundo a BMW. A novidade vem disponível nas cores vermelha, branca, preta ou na pintura BMW Motorsport (branco, vermelho e dois tons de azul). A novidade chega por aqui até o final do primeiro semestre do ano que vem.