Renovado, Honda City 2015 estreia por R$ 53.900
Sedã compacto estreia em nova geração, mas mantém a mesma receita
Após cinco anos de Brasil, o Honda City precisou ir mais além de reestilizações. Foi devidamente atualizado, com direito a boas alterações estruturais que lhe dá o direito de afirmar que está entrando em uma nova geração. Ela estreia no Brasil com a linha 2015 com preços que começam em R$ 53.900.
Como o Fit, o Honda City 2015 teve seu projeto revisto profundamente em termos estruturais, tornando sua carroceria 24% mais rígida ao mesmo tempo que cresceu. A distância entre-eixos foi ampliada em 5cm, totalizando 2.60m, e o comprimento total é 5,5cm maior, chegando aos 4.45m. O porta-malas teve seu acesso ampliado e também teve capacidade aumentada em 20L, para 536 litros. Isso incluindo o espaço dentro do local do estepe, que agora é do tipo temporário e ocupa muito menos seu vão.
Também modificaram toda a angulação dos amortecedores e instalaram coxins hidráulicos para tornar a suspensão mais suave, mesma estratégia que tornou o Fit mais confortável.
O visual se enquadra na mesma escola de Civic e Fit. Tentaram disfarçar a frente alta com uma grossa grade cromada em “U” e com o para-choque com extremidades espichadas. Lá atrás, as lanternas passam a invadir a tampa do porta-malas e são interligadas por uma barra cromada, que tentam amenizar a impressão da traseira ser alta em vão.
Lá dentro o novo painel chama atenção por destacar tudo para o motorista, como se o rádio e o ar-condicionado estivessem mais próximos. Aqui vale ressalva pela incoerência: a tela colorida de 5” do rádio, que exibe imagens da câmera de ré, não responde aos toques nem exibe navegador, enquanto o ar-condicionado possui comandos sensíveis ao toque. Eles ainda podem ser substituído por um aparelho de som mais simples, só com Bluetooth e USB, que faz par com o ar-condicionado manual na versão DX.
Em termos mecânicos, permanece o motor 1.5 16v i-VTEC, mas que agora conta com a tecnologia FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Ele gera 116cv de potência a 6.000rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800rpm, quando abastecido com etanol. A versão de entrada DX é a única que mantém o câmbio manual de cinco marchas, agora com primeira e quinta marcha reduzida e ampliada em 5%, respectivamente.
Quem carrega a principal novidade são as três demais versões. Se trata do câmbio CVT, que substitui o antigo automático de cinco marchas como houve com o Fit. A diferença é que este emula sete marchas e ainda possui paddle shift (aletas no volante) nas versões EX e EXL, mais caras. O sistema mantém o conversor de torque tradicional dos câmbios automáticos para dar mais elasticidade ao motorzinho.
O Honda City 2015 chega às lojas antes de setembro acabar e está disponível nas cores Marrom Júpiter Metálico, Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico, Branco Taffetá e Preto Cristal Perolizado. A gama de versões e seus equipamentos são os seguintes:
City DX MT – R$ 53.900
Rodas de aço aro 15” com calotas, câmbio manual de cinco velocidades, retrovisores, travas das portas e vidros elétricos, rádio CD/MP3 player e Bluetooth para chamadas, direção elétrica, ar-condicionado manual, painel de instrumentos simples com iluminação na cor âmbar e os obrigatórios airbags frontais
City LX CVT – R$ 62.900
Câmbio CVT, grade dianteira e friso traseiro cromados, rodas de liga leve aro 16” diamantadas, retrovisores, travas das portas e vidros elétricos, rádio CD/MP3 player, direção elétrica, ar-condicionado manual, painel de instrumentos na cor âmbar e banco traseiro bipartido com descanso de braço central.
City EX CVT – R$ 66.700
Faróis de neblina, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, rodas de liga leve aro 16” diamantadas, retrovisores, travas das portas e vidros elétricos, câmbio CVT com paddle shift, ar-condicionado digital com comando touchscreen, rádio com tela de 5” e 8 alto-falantes e Bluetooth com comandos no volante e visão da câmera de ré, piloto automático e chave tipo canivete.
City EXL CVT – R$ 69.000
EX + bancos e volante de couro, apoio de braço dianteiro central e airbags frontais e laterais dianteiros.