Por R$ 2.400 Renault Sandero e Logan perdem o pedal de embreagem
Câmbio automatizado Easy´R tem creeping mas deve borboletas
Com a reestilização de Sandero e Logan, a Renault preferiu abolir o uso da antiga transmissão automática de quatro marchas AL4. Em seu lugar entra em cena o novo câmbio automatizado Easy´R, um opcional de R$ 2.400 para todas as versões com motor 1.6 8v (Expression e Dynamique). Já é uma boa notícia, considerando que apenas a versão mais cara podia ser equipada com o antigo automático.
Quem fornece esta nova transmissão é a alemã ZF. Ele elimina o pedal de embreagem, mas ela continua existindo e é atuada por um sistema hidráulico. Ao menos conta com função "Creeping", que simula a aceleração em ponto morto dos carros automáticos, o que facilita a partida em locais inclinados, coisa que hoje apenas o I-Motion da Volks não tem. Em contrapartida, o Renault não tem nem opção de borboletas atrás do volante para trocas sequenciais, que são feitas apenas pela alavanca (que até parece com a de um câmbio manual normal). Para reduzir é necessário que o condutor dê um impulso para trás e para uma marcha superior ele deverá dar um impulso para frente.
Com o câmbio Easy’R, o Sandero Expression 1.6 8V tem preço sugerido de R$ 43.000 e o Sandero Dynamique, R$ 47.180. O Logan Expression 1.6 8V sai por R$ 45.490 e o Logan Dynamique por R$ 50.180.