Peugeot atualiza o 208 HYbrid Air Concept

Compacto movido a ar comprimido fica até 100kg mais leve

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Nós já mostramos em detalhes como funciona o sistema Hybrid Air da PSA Peugeot Citroën. É fascinante como ele combina uma espécie de motor a ar comprimido com um a gasolina. E para mostrar que está empenhada no sistema, a Peugeot prepara a apresentação do 208 Hybrid Air  atualizado para o Salão de Paris.

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Agora o modelo tem carroceria com visual mais próximo das versões normais, mas ainda assim mais leve.Com claro enfoque ecológico, ele incorpora uma série de partes feitas em alumínio e fibra de carbono, de forma que, no total, está 100kg mais leve que o 208 normal, com um total de 960kg.

O Peugeot 208 Hybrid Air combina um motor 1.2 a gasolina de três cilindros da nova família Pure Tech da PSA de 82cv (15% mais potente e 25% mais econômico do que a geração anterior), um compressor, um cilindro de ar comprimido instalado de forma longitudinal no centro do carro e uma bomba hidráulica de alta pressão, tudo operado por uma central eletrônica e com auxílio de transmissão automática.

Na partida, é usada somente a força do ar-comprimido para mover o carro até a velocidade de 70 km/h, mas o motor a gasolina pode entrar em funcionamento antes disso, sempre que o ar armazenado no cilindro se esgota. E leva apenas 10 segundos para ser enchido novamente, o que também é feito nas frenagens e desacelerações por um sistema de recuperação de energia cinética. O protótipo Hybrid Air também é equipado com o Start&Stop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo está parado.

A ideia da Peugeot é aprontar o sistema até 2016 e, segundo os primeiros levantamentos, o consumo poderia rondar os 50km/l, alcançando um desafio do governo francês que a Renault também aspira ganhar.

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