Novos Ford Focus e Fiesta ST já estão no Brasil para o Salão do Automóvel
Esportivos marcarão presença, mas não têm previsão de lançamento
O Fiesta ST esteve na edição de 2012 do Salão do Automóvel, mas ainda como um carro-conceito. Este ano o esportivo voltará ao evento pronto, da forma como é vendido nos Estados Unidos e Europa, e trará junto o Focus ST. Os dois foram fotografados no Campo de Provas de Ford em Tatuí (SP) e tiveram imagens divulgadas nas redes sociais.
A princípio, os hatches esportivos estão no Brasil a passeio. O Ford Fiesta ST chegou a ter seu lançamento no Brasil cogitado no ano passado, e chegaria ainda este ano. Mas os rumores esfriaram e a esta altura ainda não há previsão de lançamento. Por aqui ele concorreria com o Citroën DS3 e o ainda aguardado Peugeot 208 GTI.
O que faz do Fiesta ST um esportivo compacto e um motor 1.6 Ecoboost (turbo com injeção direta), que gera 180cv e 24 kgfm de torque máximo. Acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades, este motor leva o Fiesta aos 100 km/h em 6,9 segundos e o faz atingir máxima de 220 km/h.
Por sua vez, o Ford Focus ST veio ao Brasil apenas passear. Nem para antecipar a reestilização do Focus ele serve, pois ele foi reestilizado na Europa em julho, ganhando faróis mais estreitos e grade dianteira maior, sem divisão. O visual da versão é arrematado com para-choque traseiro que simula um extrator e cobre a grande saída de escape, saias laterais, aerofólio e rodas aro 19” exclusivas.
O motor é um 2.0 Ecoboost de 250cv a 5500rpm e 36kgfm de torque, mas conta até com o sistema start&stop, o que lhe permite reduzir o consumo em 6%. O câmbio é um manual de seis marchas. A Ford diz que esta versão chega aos 100km/h em 6,5 segundos e a velocidade máxima de 247km/h.
O lado triste é que o F-Series novo (!) que aparece ao lado dos carros em Tatuí deverá ficar por lá trabalhando como reboque, e não deverá aparecer no Salão. O modelo voltou a ser vendido no Brasil recentemente, mas com o visual antigo…