Mercedes GLA chega ao Brasil por R$ 132.900
SUV compacto derivado do Classe A será brasileiro em 2016
A Mercedes completa a família “A” no Brasil com o lançamento do GLA, seu novo SUV compacto que chega para disputar clientes com Audi Q3 e BMW X1. Só que ele está longe de parecer com um SUV, está mais para um hatch bombado à base de suplemento e batata doce, um “Classe A monstrão”.
Parecer um hatch é algo conveniente para quem só irá utilizá-lo na cidade e também para a aerodinâmica: o arrasto é de apenas 0,31cx (pra efeito de comparação o CLA é o melhor carro em produção neste aspecto, com 0,22cx). A grade pronunciada e o formato dos faróis – bixênon - remetem ao Classe A, mas o GLA tem estilo próprio, com caixas de roda mais largas e linha de cintura mais ascendente que terminam nas lanternas traseiras – em LEDs.
O interior também é capaz de livrar o Mercedes GLA de qualquer teste de DNA. Tudo é muito parecido com seus irmãos de plataforma: instrumentos com mostradores redondos, detalhes em cinza claro, volante multifuncional revestido em couro e uma tela para a central multimídia em destaque no topo com o sistema Audio 20 incluso.
A versão de entrada do modelo é a 200 Advance, que custa R$ 132.900. Ela inclui ar-condicionado automático, trio elétrico, controle de cruzeiro, sistema que estaciona o carro sozinho, direção com assistência elétrica progressiva, rodas de 18 polegadas, entre outros. Na segurança, controles de estabilidade, sistema que monitora o estado de atenção do motorista, auxílio à subida em rampas, sete airbags, além dos obrigatórios freios com ABS, atuando em discos nas quatro rodas.
Com previsão de maior participação nas vendas, a versão intermediária 200 Vision custa R$ 149.900 e leva a mais o ar-condicionado com saídas independentes para trás, dispositivo Comand On Line com acesso à internet e GPS, ajustes elétricos do banco do motorista com memórias, teto solar e rodas de 18" mas com desenho diferente. Na Black Edition, as rodas são pretas, assim como outros detalhes por dentro e por fora. Custa R$ 152.900.
Nestes casos o motor é sempre um 1.6 turbo de 156cv com câmbio 7G-Tronic de sete marchas e dupla embreagem, e sistema start/stop. O 0-100km/h é prometido em 8,8 segundos e a máxima limitada eletronicamente em 215km/h. No ano que vem chega a versão com motor 2.0 de 211cv 250 Sport, mas antes de 2014 acabar o CLA 45 AMG, com seu 2.0 de 360cv, estará disponível no Brasil.
O Mercedes GLA será produzido em Iracemápolis (SP) a partir de 2016, junto com o novo Classe C, mas até lá continuará sendo importado da Alemanha.