Esta é a nova Ferrari 458 Speciale A
Modelo é o conversível mais potente produzido na história da marca
Mama Mia! A Ferrari divulgou as primeiras fotos oficiais da nova 458 Speciale A, que será apresentada ao público no Salão de Paris, que acontece na próxima semana. Variante conversível da 458 Speciale cupê, a nova 458 Speciale A (de Aperta) terá produção restrita a 499 unidades, num esquema bem parecido com o adotado pela fabricante com o 430 Scuderia 16M.
O modelo utiliza tudo que existe de mais avançado em termos de tecnologia da Scuderia Italiana, como a estrutura do chassi, composta por dez ligas de alumínio, e o chamado Controle de Ângulo (SSC), já existente na versão coupé, e que assume o controle do diferencial de deslizamento limitado quando se desliga o controle de tração do carro.
O modelo utiliza tudo que existe de mais avançado em termos de tecnologia da Scuderia Italiana, como a estrutura do chassi, composta por dez ligas de alumínio, e o chamado Controle de Ângulo (SSC), já existente na versão coupé, e que assume o controle do diferencial de deslizamento limitado quando se desliga o controle de tração do carro.
Na mecânica, a versão repete o V8 de 4,5 litros do 458 Speciale, com seus 605 cavalos (35cv a mais) a 9.000rpm e 54kgfm de torque a 6.000rpm. Com o apoio de uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades, o novo conversível da marca de Maranello pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos.
A principal diferença entre os modelos é a ausência do teto. A 458 conversível recebeu alterações para acomodar o teto retrátil. A tampa de vidro sobre o motor foi substituída por uma tampa pintada com seis saídas de ar. O alumínio presente no teto retrátil resultou em uma dieta para o carro, que agora pesa 50 quilos a menos que a versão fechada, totalizando 1.340 kg. No interior, o acabamento é de fibra de carbono em tom azulado, exclusiva para o modelo e forração em Alcântara. Uma placa na cabine faz menção aos três prêmios internacionais conquistados pelo melhor desempenho de motor V8.
O preço só deve ser divulgado durante a apresentação oficial, na semana que vem, em Paris. Fazendo uma breve reflexão, o modelo “normal” da Ferrari 458 custa R$1,7 milhão. Levando em consideração que este modelo é uma Speciale conversível e de quantidade limitada... Bem, será muito caro!